Menu

Gabriel Chaim: A guerra através das lentes

Retrato de Gabriel Chaim

Fotógrafo independente, Gabriel Chaim é especializado em tirar fotos em áreas de conflitos. Nasceu em 1982 na cidade de Belém (PA) e foi vencedor de prêmios importantes no mundo da fotografia, como o New York Festivals, que ganhou duas vezes.

Chaim faz trabalhos frequentes para a CNN, Spiegel TV e Globo TV, além de já ter sido indicado ao Emmy. Desde 2011, Chaim focou seu trabalho em cobrir a guerra na Síria, percorrendo o país e registrando os conflitos com sua câmera. No ano de 2015 ele fotografou para a CNN a cidade de Kobani, que estava inteiramente destruída, recorrendo aos drones para expor da melhor forma as ruínas.

Foto: Gabriel Chaim
Foto: Gabriel Chaim

Voltou a usar drones novamente em 2017, quando mandou fotos para a CNN, da cidade de Mosul, que estava igualmente destruída. O fotógrafo costuma acompanhar exércitos em missões para registrar momentos importantes. Já esteve em Gaza, no Irã e nos campos de refugiados na Turquia e Jordânia.

Foto: Gabriel Chaim

Para além da questão dos refugiados, Gabriel Chaim encontrou na Síria o típico luar que simboliza o horror da guerra. Fez a cobertura das lutas contra o ditador Bashar Al- Assad, na libertação de algumas cidades da Região do Curdistão e também em Aleppo.

Foto: Gabriel Chaim
Foto: Gabriel Chaim

Em uma entrevista para a CNN, Chaim disse que acha importante que as pessoas conheçam a história da Síria: “Eu não desejo que ninguém veja o que eu vi, mas, por outro lado, as pessoas devem saber sobre a vida real, o mundo real. As pessoas devem parar de pensar em si mesmas e olhar através da vida apenas através de sua própria experiência. O mundo não é tão bonito quanto queremos acreditar.”

Foto: Gabriel Chaim

O fotógrafo de guerra acredita que o trabalho que realiza nas áreas de conflito é uma maneira que ele tem de conseguir ajudar os refugiados e os povos que sofrem com os confrontos.

Texto por Eduarda Guerra

11/06/2019

0 comentários em “Gabriel Chaim: A guerra através das lentes”

Publique seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.