Menu

William Eggleston: A cor americana

Retrato de William Eggleston

William Eggleston é um dos maiores nomes da história da fotografia do século XX. Nascido nos Estados Unidos, Eggleston ficou muito conhecido por conseguir o reconhecimento da fotografia a cores como modo de expressão artística digno de exposição em galerias de arte.

Foto: William Eggleston
Foto: William Eggleston

Em vez de temas “nobres”, Eggleston documentou um cotidiano aparentemente banal e abriu novos caminhos para a fotografia ao mirar suas lentes nos elementos que simbolizavam a modernização americana (carros, estradas, supermercados, outdoors, shopping centers, estacionamentos, motéis), ao apresentar essa realidade em cores vibrantes, e ao registrar o próprio dia a dia, apresentando amigos, familiares e outros personagens em imagens que combinam intimidade e estranhamento.

Foto: William Eggleston
Foto: William Eggleston

Eggleston foi objeto de uma polêmica exposição de fotografia colorida no Museu de Arte Moderna de Nova York em 1976, num período em que a fotografia em preto e branco ainda dominava as exposições de arte. Sua visão do sul do Estados Unidos e seu uso da cor na fotografia influenciou gerações subsequentes de fotógrafos, cineastas e outros artistas visuais.

Foto: William Eggleston
Foto: William Eggleston

Em 1976 o MoMA/NY apresentou a exposição Fotografias. Em 1998, Eggleston ganhou o prestigioso prêmio Hasselblad, e, em 2004, o Infinity Awards, do International Center of Photography. Sua obra foi objeto de inúmeros livros, entre eles William Eggleston´s Guide (1976), Chromes (2011) e Los Alamos (2012). Em 2008, o Whitney Museum of American Art fez uma das maiores retrospectivas de sua obra. Em 2002, a Documenta de Kassel apresentou uma seleção de suas fotografias. O Eggleston´s Artistic Trust, que preserva e divulga o trabalho do fotógrafo, foi fundado em 1992, em Memphis, onde o artista vive e trabalha.

Foto: William Eggleston
Foto: William Eggleston

Confira mais sobre o trabalho do fotógrafo através de seu site ou instagram.

15/09/2020

0 comentários em “William Eggleston: A cor americana”

Publique seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.