Menu

Frank Herfort: Tempo e formas arquitetônicas

Resultado de imagem para Frank Herfort portrait"
Retrato de Frank Herfort

Viajando por localidades da antiga União Soviética, o fotógrafo alemão Frank Herfort encontrou na arquitetura manifestações das mudanças ocorridas ao longo das décadas posteriores ao colapso soviético. Paisagens urbanas com matizes surreais ganham evidência – é tamanho o contraste de elementos que as fotos parecem ter sido manipuladas.

Foto: Frank Herfort
Foto: Frank Herfort
Foto: Frank Herfort

No entanto, trata-se apenas de um choque de formas arquitetônicas – aquelas que restaram dos anos de comunismo em contraponto a estilos ocidentais que ganharam espaço a partir da década de 1990. Os enquadramentos ressaltam esse embate, ao mesmo tempo que mostram cenas do cotidiano ao redor das construções. A soma desses elementos dá a impressão de um tempo em suspensão formado por distintas camadas temporais sobrepostas. Daí resultam paisagens que parecem saídas de um filme de ficção científica.

Foto: Frank Herfort
Foto: Frank Herfort
Foto: Frank Herfort

“Às vezes esses prédios parecem espaçonaves coloridas que aterrissaram no meio do nada. Esse estilo e os momentos visuais dessas construções me fascinaram desde o início. Na verdade, não me interesso tanto pela arquitetura, e sim pela aparência arquitetônica dentro de uma determinada paisagem. Depois de descobrir e fotografar muitos desses prédios, somente para ver como ficava, me dei conta de que havia muito mais”, conta o fotógrafo.

Foto: Frank Herfort
Foto: Frank Herfort
Foto: Frank Herfort

Saiba mais sobre o trabalho do fotógrafo: https://frankherfort.com/

09/10/2015

0 comentários em “Frank Herfort: Tempo e formas arquitetônicas”

Publique seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.