Menu

Peter Marlow: Ausência em imagens

Autorretrato de Peter Marlow

“Eu opto pela fotografia que se sobrepõe e enriquece. Ao mesclar observação, sagacidade e razão, quero que meu trabalho gere uma sensação de inesperado, de escondido e de aparentemente espontâneo”
Peter Marlow

Foto: Peter Marlow
Foto: Peter Marlow

Ausência, melancolia, silêncio. É essa atmosfera das imagens de diferentes ensaios assinados por Peter Marlow que selecionamos para este post. Nessa série de fotografias, Marlow não retrata os instantes em que as grandes metrópoles silenciam revelando suas belezas escondidas, mas as ausências em locais que parecem distantes, esquecidos, antigos. Há sempre uma certa insinuação de presença humana, mas não se sabe há quanto tempo ela está distante nem quando vai retornar. Conhecido por suas imagens de paisagens, Marlow é um fotógrafo britânico integrante da Magnum que tem em seu portfólio principalmente imagens em cor.

Foto: Peter Marlow
Foto: Peter Marlow

Treinado na linguagem do fotojornalismo, Marlow não é, propriamente, um repórter fotográfico, anda que tenha sido um dos mais bem-sucedidos jovens fotógrafos de notícias britânicos. Começou sua carreira após graduar-se como psicólogo na Universidade de Manchester em 1974. A partir daí, foi trabalhar como fotógrafo em um cruzeiro italiano no Caribe e entrou no time de fotógrafos da agência parisiense Sygma. No final da década de 1970, trabalhou na Irlanda no Norte e no Líbano, e foi aí que percebeu que a competição do fotojornalismo não combinava com ele. Voltou para a Grã-Betanha e trabalhou em Liverpool em um projeto de oito anos. Tornou-se associado da Magnum em 1981 e membro pleno em 1986.

Foto: Peter Marlow
Foto: Peter Marlow

Com a guinada em sua carreira mudou, também, sua estética. Desde que abandonou o fotojornalismo como única vertente, escolheu a “cor das coisas acidentais” como tema central de sua obra, da mesma maneira que as formas e marcas eram fundamentais para seu trabalho em preto e branco.

Foto: Peter Marlow
Foto: Peter Marlow
Foto: Peter Marlow
Foto: Peter Marlow

15/02/2013

0 comentários em “Peter Marlow: Ausência em imagens”

Publique seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *