Menu

Enda Burke: Cores, nostalgia e lockdown

Enda Burke é um fotógrafo radicado no oeste da Irlanda, conhecido principalmente por sua narrativa e fotografia de rua. Se formou em Fotografia e Cinema pela Gray’s School of Art em 2013.

Homebound with my Parents, projeto atual de Burke, foi o ganhador do prêmio International Bartur. A série foi recentemente apresentada na revista Rolling Stone Italia, na revista Causeette, na Irlanda Revista de artes, revista Featureshoot, revista Fotonostrum e algumas publicações menores.

Foto: Enda Burke
Foto: Enda Burke

Enda Burke costuma fotografar na rua, mas devido a pandemia, as ruas ficaram vazias. Foi então que decidiu fotografar seus pais, com quem Burke convive diariamente. Para a série intitulada “ficar em casa com meus pais”, o fotógrafo construiu cenários e narrativas com seus pais como os protagonistas e foco do ensaio.

Atraído pela monotonia associada à vida familiar durante a pandemia, Burke explora pequenos detalhes de cores e brincadeiras podem se tornar maravilhas em ambientes monótonos.

Foto: Enda Burke
Foto: Enda Burke

“Quando as medidas rígidas foram introduzidas na Irlanda em março de 2020, decidi tirar retratos dos meus pais durante o isolamento social. Essas imagens são tiradas usando nostalgia, humor e iconografia católica, como uma forma de escapar do estresse do lockdown.”

Enda Burke
Foto: Enda Burke
Foto: Enda Burke

Quando comecei o projeto, li um artigo dizendo como era um fenômeno comum as pessoas terem pensamentos nostálgicos como uma forma de escape da pandemia. E eu queria utilizar a nostalgia como uma forma de escapismo na série. Crescendo na Irlanda na década de 1990, sempre vi imagens da iconografia religiosa católica nas casas das pessoas. Essas imagens me fascinaram, maravilharam e também me deixaram perplexo. Também gosto de explorar isso no meu trabalho.

Enda Burke
Foto: Enda Burke
Foto: Enda Burke

Enda Burke expôs seu trabalho na galeria do tribunal em Clare como parte de uma mostra coletiva que refletia o lockdown, em função do Covid-19. Ele também expôs na Photoworks Trongate 103, em Glasgow; no NCAD, Dublin; Catalyst Arts, Belfast; e outras galerias em Galway e Aberdeen.

29/06/2021

0 comentários em “Enda Burke: Cores, nostalgia e lockdown”

Publique seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.