Letícia Lampert: Conhecidos de vista
Os limites entre o público e o privado, demarcados por janelas de apartamentos, ganham evidência na série Conhecidos de Vista (2013), de Letícia Lampert. A fotógrafa parte do gesto corriqueiro de olhar pela janela de casa para trazer à tona questões em torno da vida nos centros urbanos – desde a paisagem que se constrói nas áreas de maior concentração habitacional até os aspectos subjetivos da convivência nesses espaços, nos quais, com frequência, pouco sabemos de nossos vizinhos, ao mesmo tempo tão próximos e tão distantes.
“Fui pedindo permissão para entrar em alguns apartamentos e assim fotografar o ponto de vista que a janela deles oferecia, buscando, posteriormente, fazer o mesmo no prédio da frente, rebatendo a imagem exatamente no mesmo ângulo”, conta a fotógrafa. Ao visitar essas fronteiras do cotidiano de Porto Alegre, Letícia passou também a colher depoimentos dos moradores, ampliando ainda mais as conexões etnográficas e urbanísticas do projeto.
As imagens revelam ambientes interiores de estilos variados. Ao observá-los, é como se também nós, espectadores, nos colocássemos diante de uma janela a contemplar, indiscretamente, fragmentos da intimidade do vizinho, em um jogo de aproximações e distanciamentos, hesitação e curiosidade em relação ao outro.
Com formação em Artes Visuais, Design e mestrado em Poéticas Visuais, Letícia Lampert vem desenvolvendo sua produção autoral principalmente através da fotografia. Tem como eixo principal de pesquisa a investigação sobre as formas de compreender a paisagem, especialmente urbana, e as relações, mediadas pela arquitetura, que estabelecemos com as cidades.
Letícia participa regularmente de exposições no Brasil e exterior. Publicou até o momento três livros: a Escala de Cor das Coisas (2009), 拆 [chai] (2016) e Conhecidos de Vista (Incompleta, 2018). Desde 2016 tem ministrado oficinas sobre arte, fotografia e publicações independentes em diferentes cidades do Brasil.
20/10/2020
0 comentários em “Letícia Lampert: Conhecidos de vista”