Ali Mobasser: Uma história familiar a partir de documentos oficiais
Ali Mobasser apropria-se de fotos de documentos obtidas entre os 7 e 55 anos de sua tia, Afsaneh Mobasser, para narrar, na série Box 3, uma história de vida e de uma relação marcada por deslocamentos e aproximações. Afsaneh tinha uma vida privilegiada no Irã, desde seu nascimento, em 1957, até 1979. Seu pai era até então um general que chefiava a polícia do país, com forte atuação política. Com a Revolução Iraniana no final da década de 1970 e temendo perseguição, Afsaneh e seu pai deixam o país, rumo a Putney (sudoeste de Londres) – despedindo-se antes da mãe de Afsaneh, que morreria de câncer, aos 47 anos, logo após a Revolução.
Já na Europa, Afsaneh viveria a partir do início dos anos 1980 com seu irmão – pai do fotógrafo, que recentemente se divorciara, nos Estados Unidos, da mãe de Ali. Poucos anos depois, o próprio fotógrafo era mandado pela mãe para a Inglaterra, onde viveria na mesma casa que a tia e o pai.
Retomando a trajetória de Afsaneh por meio de documentos, Ali revela a passagem do tempo e sonda a experiência subjetiva de sua tia ao longo dos anos, modificando o uso oficial ao qual se destinavam as imagens. Aborda a relação dos indivíduos com o Estado, subvertendo o caráter classificatório das fotografias. E ao reconstruir a história de sua tia, reflete também sobre sua história pessoal e sobre a história do Irã.
Ali Mobasser pertence à segunda geração de iranianos vivendo no Reino Unido. Nasceu em 1976, em Maryland, Estados Unidos, partindo para a Europa aos oito anos. Graduou-se em artes pela Kingston University e trabalha como fotógrafo. Casou-se na Inglaterra e tem um filho. Sua tia, Afsaneh, faleceu aos 56 anos, em 2013, em decorrência de uma hemorragia cerebral.
03/11/2020
0 comentários em “Ali Mobasser: Uma história familiar a partir de documentos oficiais”