Menu

Bogdan Gîrbovan: 10 por 1

Apartamentos com plantas idênticas eram comuns nos anos de hegemonia comunista no leste europeu. O objetivo, nas palavras do fotógrafo romeno Bogdan Gîrbovan, era restringir “inclinações individualistas”, consideradas uma ameaça aos ideais vigentes no regime. Tendo esse contexto como pano de fundo, Gîrbovan concebeu a série 10/1.

1º andar, apartamento número 7 – Na imagem, uma senhora aposentada, que mora sozinha (e recusou a divulgar seu nome). Ela contou que trabalhou como desenhista de cédulas antes de 1989. Mora no prédio há 10 anos e é proprietária do apartamento.
Foto: Bogdan Gîrbovan
2º andar, apartamento número 12 – Mãe e filha, duas senhoras ilustres (recusaram-se a divulgar seus nomes). A filha, ex-atleta, viajou muito. Foi morar com a mãe depois que o marido faleceu.
Foto: Bogdan Gîrbovan

As imagens mostram dez apartamentos de um mesmo edifício na zona leste de Bucareste, exatamente no mesmo local onde vive o fotógrafo. Idênticos na distribuição dos cômodos, revelam em seu interior um pouco da personalidade de cada morador.

3º andar, apartamento número 17 – Apartamento à venda, os proprietários moram no exterior. Por cortesia do presidente do bloco de apartamentos, o senhor Cojanu Ilie, que tem a chave do apartamento, ajudou o fotógrafo a fazer a imagem. E ele concordou em aparecer no quadro sob uma condição: “Eu não vou olhar para a câmera … você sabe. Eu sou o presidente do bloco de apartamentos, afinal”.
Foto: Bogdan Gîrbovan
4º andar, apartamento 22 -Don Lukas (não deu seu nome, preferindo aparecer sob o pseudônimo), recém retornado da Espanha, mora junto com sua namorada.
Foto: Bogdan Gîrbovan

“Fiz uma fotografia de cada apartamento a partir do mesmo ângulo, de modo a ilustrar melhor a mescla de classes sociais do bloco, apresentando diferenças apenas nos personagens e na decoração dos interiores.

5º andar, apartamento 27 – Suhariuc Ioana mora no prédio desde 1967. Desde 1982 está morando sozinha. Em 1989 adotou um gato.
Foto: Bogdan Gîrbovan
6º andar, apartamento 32 – Figura pública, recusou-se a dar um nome ou aparecer na fotografia. Inquilino temporário.
Foto: Bogdan Gîrbovan

As salas podem ser vistas como uma representação psicológica daqueles que vivem nelas, refletindo sua história e sua relação com os dias atuais”, conta o fotógrafo em entrevista.

7º andar, apartamento 37 – Ionut mora sozinho e, de acordo com o Sr. Cojanu Ilie (presidente do bloco de apartamentos), “ele é um namorador e tem um problema de audição; um bom rapaz, e certamente vai deixar você tirar a foto dele”.
Foto: Bogdan Gîrbovan
8º andar, apartamento 42 – Ene é aposentada e mora no prédio desde 1967. Ela estava de cama há vários anos.
Foto: Bogdan Gîrbovan

Nascido em 1981, Bogdan Gîrbovan vive e trabalha em Bucareste. Atualmente, cursa mestrado em fotografia e vídeo na Academia de Belas Artes de Bucareste. Seu trabalho investiga principalmente as relações sociais na Romênia.

9º andar, o apartamento 47 – Bita é aposentada e mora no prédio desde 1967. Em 1996 passou a morar sozinha.
Foto: Bogdan Gîrbovan
10º andar, apartamento 52 – Bogdan Gîrbovan em seu apartamento.
Foto: Bogdan Gîrbovan

21/07/2020

0 comentários em “Bogdan Gîrbovan: 10 por 1”

Publique seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.