Menu

Stephanie Leigh Rose: Stefdies

Retrato de Stephanie Leigh

Depois que os telefones começaram a trazer câmeras dianteiras, as selfies passaram a ser modalidade de fotografia mais comum entre as pessoas. Mas a artista Stephanie Leigh Rose não concorda com essa categoria de foto e por isso resolveu criar o estilo Stefdies, que segundo ela, seria uma espécie de anti-self, trazendo as origens da fotografia de volta, a arte de registrar um momento no tempo.

Foto: Stephanie Leigh

Stephanie comenta que a posição em que a foto é tirada significa como nos veríamos mortos, que seria uma oportunidade de “morrermos antes de morrermos” e que isso desperta no espectador seu verdadeiro “eu”.

Foto: Stephanie Leigh

A principal característica do Stefdies é que o público pode participar da imagem, recriando-a com suas próprias ideias e pode tentar imaginar o que teria acontecido com quem foi fotografado. São esses aspectos que tornam o estilo de foto tão autêntico e natural.

Foto: Stephanie Leigh

A criadora do movimento escreveu em seu site que nem todas as fotos tiradas podem ser utilizadas nas postagens, por conta de as fotografias serem feitas em momento real e sem nenhum tipo de preparação as imagens nem sempre ficam boas o suficiente para conseguir expressar a ideia do Stefdies. Esse é um dos principais pontos que diferenciam o estilo das Selfies, que podem ser preparadas de alguma forma.

Foto: Stephanie Leigh

 Stephanie conta que quando começou a tirar esse tipo de foto, tinha a única intenção de registrar momentos importantes que marcaram ela de alguma forma. A artista diz que sabia que esqueceria desses momentos e achou que tinha a obrigação de marcá-los de alguma forma.

Foto: Stephanie Leigh

Quando questionada sobre o sentido de sua criação Stephanie disse: “Para mim, como artista e indivíduo, eu me esforço para tirar essas fotos (nas situações mais desconfortáveis), já que isso me permite participar de um momento físico, mental e emocional. ” Mencionou também que pretende continuar com o estilo, estimulando as pessoas de todas as idades a entenderem que pode existir perfeccionismo nas selfies e na cultura online.

Foto: Stephanie Leigh

“A Stefdies dá as boas-vindas a todos para participar e não se preocupa com status ou perfeição, espero que o Stefdies promova a ideia de que todos são perfeitos exatamente como são, e nem uma coisa tem que ser mudada”.

 Texto por Eduarda Guerra

18/06/2019

0 comentários em “Stephanie Leigh Rose: Stefdies”

Publique seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *