Menu

Óscar Monzón: KARMA

Retrato de Óscar Monzón

Óscar Monzón é um fotógrafo espanhol que atualmente vive e trabalha em Madrid. É membro do coletivo BlankPaper desde sua fundação em 2003 e desde então desenvolve diversos projetos.

Em 2013 publicou seu primeiro photobook, entitulado KARMA (RVB Books / Dalpine). Resultado de cinco anos de trabalho, “KARMA” é o livro vencedor do prêmio First PhotoBook Paris Photo-Aperture Foundation (2013), um dos eventos mais importantes da fotografia internacional.

Imagens do photobook KARMA
Imagens do photobook KARMA

O trabalho de Óscar Monzón foi exposto em diversas galerias, como Carmen de la Guerra, El Escaparate de San Pedro, Conde Duque e Antigua Tabacalera, todas em Madrid. Ele também participou das exposições itinerantes ibero-americanas E-CO e Laberinto de Miradas.

Imagens do photobook KARMA
Imagens do photobook KARMA

No Karma, projeto desenvolvido em Madrid entre os anos de 2009 e 2013, Óscar Monzón explora uma gama de comportamentos humanos inconscientes impressos em nossa memória. Valores como poder, independência, autonomia ou liberdade se transformam em agressividade, separação, competitividade e alienação em um discurso que oferece uma mensagem oposta aos códigos usados ​​nas propagandas de automóveis, amplamente abusados ​​e onipresentes.

Imagens do photobook KARMA
Imagens do photobook KARMA

Para realizar o projeto, Monzón fotografou à noite no momento em que os carros paravam em um semáforo de Madrid. Segundo o fotógrafo, em entrevista para o British Journal of Photography, a escolha do horário foi importante, já que a escuridão reforça a ideia que os ocupantes do veículo tem a respeito da privacidade. Ao disparar a câmera e um flash, o fotógrafo torna evidente seu disparo e a sensação de intrusão.





Através do uso da luz artificial, ele aplica à imagem fotográfica uma linguagem visual que elimina a ilusão de profundidade e enfatiza a abstração. O projeto de Monzón nos aproxima da intimidade paradoxal fornecida pelo carro no espaço público, refletindo as atitudes de seus ocupantes. A sequência de imagens combina pele humana com carrocerias projetadas de forma agressiva; faróis à noite evocam a imagem de animais selvagens; flashes de close-up confrontam as pessoas retratadas.

Imagens do photobook KARMA
Imagens do photobook KARMA

Em última análise, este trabalho revela a evolução social e estética da humanidade, impulsionada por nosso desejo permanente de atingir a perfeição de uma máquina.

Conheça outros projetos do fotógrafo através de seu site.

11/08/2020

0 comentários em “Óscar Monzón: KARMA”

Publique seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.