Marcelo Zocchio: Pequeno Dicionário
Marcelo Salvia Zocchio é um fotógrafo brasileiro nascido em São Paulo. Formado em engenharia civil pela Escola de Engenharia Mackenzie, em 1988, em São Paulo. No mesmo ano, iniciou a carreira de fotojornalista como freelancer dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e da revista IstoÉ.
De 1990 a 1991, estudou no Internacional Center of Photography, em Nova York. De volta ao Brasil, desenvolveu trabalhos fotográficos que problematizam aspectos sociais e urbanísticos da cidade de São Paulo e, do ponto de vista formal, se caracterizam sobretudo pela exploração de suportes variados e pelo uso de imagens seqüenciais. Em 1993, trabalhou na agência de propaganda DPZ e, desde então, atua na área publicitária e editorial.
Em 1999, Zocchio lançou o livro Pequeno Dicionário Ilustrado de Expressões Idiomáticas, em co-autoria com Everton Ballardin, com 50 imagens encenadas que traduzem de maneira literal diversos provérbios populares. O livro foi idealizado graficamente para que funcione também como um jogo de adivinhação já que o significado da expressão vem escrito somente no verso da página de sua respectiva imagem.
Tudo começou com uma brincadeira entre amigos: fotografar literalmente os ditos populares do eixo Rio-São Paulo. O primeiro da série de 50, Engolir sapo, foi feito a partir de uma aposta: quem conseguisse enfiar um sapo na boca seria clicado.
O trabalhou levou dois anos para ser concluído e já vendeu milhares de exemplares. O objetivo é percorrer diversos estados brasileiros como Pernambuco e Minas Gerais, por exemplo, e recolher expressões para finalizar as obras.
27/10/2020
0 comentários em “Marcelo Zocchio: Pequeno Dicionário”