Menu

Letícia Lampert: Random City

Resultado de imagem para letícia lampert"
Retrato de Letícia Lampert

Na série da designer Letícia Lampert, imagens de lugares diferentes são misturadas, enganando os olhos dos espectadores ao tentar identificar qual é o local. Embora seja evidente a colagem das figuras é difícil dizer onde começa e termina cada imagem. As fotografias destacam tanto cidades que passaram por uma rápida expansão ou períodos de colonização e que, posteriormente, reaparecem em um auto colonialismo espontâneo liderado por tendências da arquitetura e desejos de desenvolvimento. 

random city 1 - porto alegre - seoul - shanghai
Foto: Letícia Lampert

“No mundo globalizado estariam as cidades se tornando todas as mesmas?” questiona a autora. Colocar em questão a relação entre lugares geográficos, identidades culturais e arquitetura é o tema por trás da obra Randon City. Nela, diferentes lugares são misturados criando uma nova paisagem que confunde o olhar de quem tenta identificar que lugar é retratado na imagem. Letícia morou em Xangai, durante os anos de 2015 e 2016 e ficou surpresa com a arquitetura do local. A paisagem da metrópole chinesa era parecida com a de sua cidade natal, Porto Alegre. “Só conseguia me lembrar daquela tese de que, no mundo moderno, os lugares são todos os iguais, só mudam os nomes dos aeroportos” diz a autora em referência ao romance “As cidades invisíveis”, do Italiano Italo Calvino.

random city 10 - sp_portoalegre_lapaz_ny_shanghai
Foto: Letícia Lampert
leticia lampert - random city 2 - cor
Foto: Letícia Lampert

Durante os seis meses em que morou na China, ela começou a misturar pedaços de fotos de Xangai com imagens de Porto Alegre e de São Paulo. Prédios e ruas destas cidades já citadas, assim como de outros centros urbanos como La Paz, Paris e Nova Iorque se misturam sem ser identificados. Nas horas livres, a fotógrafa revisa seu acervo em busca de semelhanças entre as fotos antigas e as novas até encontrar ponto de encaixe entre elas.

random city 6 - shanghai-sp-belem
Foto: Letícia Lampert
random city 4 - shanghai_yangshuo-dubai-portoaegre
Foto: Letícia Lampert
random city 3 - shanghai - porto alegre - paris
Foto: Letícia Lampert
random city 5 - ny_adelaide_buenosaires_sp
Foto: Letícia Lampert

Conheça mais sobre o trabalho da fotógrafa: http://www.leticialampert.com.br/

05/11/2019

0 comentários em “Letícia Lampert: Random City”

Publique seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.