Menu

Felipe Russo: Centro

Felipe Russo é um fotógrafo e professor brasileiro. Com formação em Biologia e Ecologia da Paisagem, completou em 2013 seu MFA em Fotografia pela Hartford Art School, programa que tem o livro como foco de pesquisa. Atualmente, Russo vive em Paris como artista independente e professor adjunto no Paris College of Art MFA em Fotografia e ImageMaking.

Em 2014, sua publicação Centro foi considerada como um dos melhores fotolivros do ano pela revista TIME. Ao todo foram 27 títulos escolhidos entre publicações do mundo todo, selecionados pelos editores de fotografia da revista e por especialistas no tema. Felipe Russo teve então seu fotolivro indicado por Martin Parr, fotógrafo da agência Magnum.

Foto: Felipe Russo
Foto: Felipe Russo

Parr descreve Centro como um “charmoso e pequeno livro sobre São Paulo, que combina pontos de vista mais amplos da anarquia da cidade com detalhes aparentemente simples e surreais das ruas, reunidos para fazer um livro fascinante”. O trabalho foi exposto em São Paulo, Mumbai, Montevidéu, Madri e Buenos Aires.

Foto: Felipe Russo
Foto: Felipe Russo

“Em Centro, tanto as imagens quanto os objetos que fotografei são o resultado direto da transformação e ação sob a superfície da cidade.”

Felipe Russo
Foto: Felipe Russo
Foto: Felipe Russo

“Fotografo muito cedo quando o Centro de São Paulo ainda se encontra vazio. Como um arqueólogo busco pelo que foi deixado para traz. Procuro o silêncio como maneira de subverter nosso percepção convencional de tempo e espaço associada a esse região da cidade. Objetos e construções são o material sob o qual busco por ordem. Quando fotografados esse objetos se tornam monumentos que celebram gestos efêmeros e aparentemente insignificantes na paisagem urbana, gestos que guardam em si uma energia latente de busca e possibilidade.”

Felipe Russo
Foto: Felipe Russo
Foto: Felipe Russo

“As imagens aludem a questões sociais e históricas ora muito particulares a São Paulo ora presentes em qualquer grande metrópole. Centro é um espaço muito particular de relação com a cidade onde nasci e cresci.”

Felipe Russo

04/05/2021

0 comentários em “Felipe Russo: Centro”

Publique seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.