Menu

Charlotta Hauksdóttir: Imprints

Charlotta Hauksdóttir é uma artista islandesa radicada na Califórnia, que trabalha com fotografia. Residindo nos Estados Unidos há mais de 16 anos, ela ainda se inspira em seu país natal, a Islândia. Charlotta se formou no San Francisco Art Institute com um MFA em Fotografia, em 2004, e se formou em Fotografia pelo Istituto Europeo di Design em Roma, Itália, em 1997. Seu trabalho foi exibido em todo o mundo, com exposições individuais nos Estados Unidos, Rússia e Islândia.

Foto: Charlotta Hauksdóttir

As paisagens compostas e texturizadas da série “Imprints” são uma recriação de lugares e cenas de uma terra natal distante. A série inclui imagens compostas em escala humana, imagens que utilizam padrões de impressão digital e paisagens abstratas onde várias folhas de papel fotográfico cortado à mão são colocadas em camadas, imitando formas terrestres.

Foto: Charlotta Hauksdóttir

As partes visíveis e obscuras da paisagem sugerem a interação de efeitos entre o homem e a natureza, bem como as imperfeições da memória, com texturas justapostas enfatizando a incapacidade da mente de reter e compreender totalmente seu ambiente. A descontinuidade entre as imagens também induz o espectador a recorrer às próprias experiências para completar a obra. Finalmente, ao utilizar as texturas de impressões digitais humanas, as imagens falam sobre nossa responsabilidade individual por nossas impressões sobre a natureza.

Foto: Charlotta Hauksdóttir
Foto: Charlotta Hauksdóttir

Em entrevista com Magali Duzant para LensCulture, Charlotta comenta:

“Nunca pensei em fotografar a paisagem da Islândia porque há tantos fotógrafos de paisagens incríveis. Não é difícil entender por quê. Eles estavam fazendo um trabalho fantástico e tirando fotos incríveis. Pensei comigo mesmo, “bem, não tenho nada a acrescentar a isso”. Só depois de me mudar para os Estados Unidos comecei a pensar sobre isso de uma maneira diferente. Pude apresentá-lo de outra perspectiva, adicionando uma nova camada de relevância.”

Foto: Charlotta Hauksdóttir
Foto: Charlotta Hauksdóttir

18/05/2021

0 comentários em “Charlotta Hauksdóttir: Imprints”

Publique seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.