Menu

Yuri Kozyrev: Emoções no front

Resultado de imagem para Yuri Kozyrev
Retrato de Yuri Kozyrev

Um dos mais importantes fotojornalistas da Rússia, Yuri Kozyrev realiza coberturas há mais de 20 anos. Esteve em conflitos que marcaram a história recente – fotografou desde a queda do Talibã, no Afeganistão, após os atentados de 11 de setembro, até as revoltas da Primavera Árabe. Neste post, resgatamos imagens do trabalho de Yuri no Iraque, cobrindo a queda do regime de Saddam Hussein, em 2003.

Foto: Yuri Kozyrev
Foto: Yuri Kozyrev

“Quando saímos de manhã para fotografar na linha de frente, sempre haverá algum de nós que perceberá melhor o que está acontecendo naquele dia e que tomará a iniciativa. É uma espécie de voz interior, que aprova irmos mais além do que outros fotógrafos. Ou então essa voz desaprova o passo e seus amigos levam isso em consideração”, conta Yuri à revista FK.

Foto: Yuri Kozyrev
Foto: Yuri Kozyrev

“A tarefa mais importante é capturar emoções, o resto é insignificante. É relevante ser capaz de ver emoções e documentá-las em fotografias, para criar uma imagem que evoque alguma resposta nos espectadores”, define o fotógrafo.

Foto: Yuri Kozyrev
Foto: Yuri Kozyrev

Refletindo sobre a carreira, Yuri entende que a trajetória de um fotojornalista no front em algum momento dá sinais de que deve ser encerrada. “O repórter pode ser comparado a um bom esportista que corre distâncias curtas: não somos imortais. Em breve terei 50 anos, e depois, quando chegamos aos 60, fica complicado acompanhar as mesmas coisas que alguém de 20”, explica o fotógrafo.

Foto: Yuri Kozyrev
Foto: Yuri Kozyrev

Yuri Kozyrev recebeu inúmeros prêmios, incluindo o World Press Photo, por imagens feitas na Chechênia, no Iraque e em Beslan, na Rússia. Em 2004, recebeu o Overseas Press Club Oliver Rebbot Award. Mais tarde, em 2008, foi premiado com o Frontline Club Award pela sua extensa cobertura no Iraque. Suas reportagens sobre a Primavera Árabe receberam diversos prêmios desde 2011, quando recebeu o prêmio de Fotógrafo do Ano pela Picture of the Year International.

Foto: Yuri Kozyrev
Foto: Yuri Kozyrev

08/08/2014

0 comentários em “Yuri Kozyrev: Emoções no front”

Publique seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.