Menu

Martin Parr: A satirização de hábitos sociais

Martin Parr é um fotógrafo documental britânico, fotojornalista e colecionador de álbuns. Conhecido por seus projetos fotográficos que trazem uma visão intimidadora, satírica e antropológica sobre os aspectos da vida moderna, em particular, documentando as classes sociais da Inglaterra, e mais amplamente a riqueza do mundo ocidental.

Retrato de Martin Parr

Nascido em Epsom (Surrey), Parr tinha interesse em ser um fotógrafo documental desde os 14 anos. Sua grande influencia era seu avô, George Parr, um fotógrafo amador e parceiro da Royal Photographic Society, que ensinou suas técnicas de enquadramento e iluminação. 

Foto: Martin Parr
Foto: Martin Parr

Parr juntou-se a Magnum Photos como um membro associado em 1988, se tornou membro integral em 1994 e em 2014, foi eleito presidente da Magnum Photos International.

Algumas de suas abordagens podem ser interpretadas como a ridicularização de alguns hábitos, mas quando analisados dentro do contexto documental, não passam de ilustrações da vida real.

Foto: Martin Parr
Foto: Martin Parr
Foto: Martin Parr

Lazer, consumo e comunicação são os conceitos que este fotógrafo pesquisa há várias décadas nas suas viagens pelo mundo. No processo, ele examina características nacionais e fenômenos internacionais para descobrir o quão válidos eles são como símbolos que ajudarão as gerações futuras a compreender nossas peculiaridades culturais.

Foto: Martin Parr
Foto: Martin Parr

Parr nos permite ver coisas que nos pareciam familiares de uma maneira completamente nova. Desta forma, ele cria sua própria imagem da sociedade, o que nos permite combinar uma análise dos sinais visíveis da globalização com experiências visuais inusitadas.

Foto: Martin Parr
Foto: Martin Parr

Martin Parr sensibiliza nosso subconsciente – e uma vez que vimos suas fotos, continuamos descobrindo essas imagens continuamente em nossas vidas diárias e nos reconhecendo nelas. O humor nessas fotos nos faz rir de nós mesmos, com uma sensação de reconhecimento e liberação.

27/04/2021

0 comentários em “Martin Parr: A satirização de hábitos sociais”

Publique seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.