Menu

Larry Sultan: Pictures from home

Pictures From Home é um livro de memórias visuais intrigante que também é uma exploração simbólica das famílias americanas. Sultan iniciou o projeto quando Ronald Reagan era presidente e a instituição da família estava sendo usada como símbolo de inspiração por conservadores ressurgentes, apesar desse não ser a sua principal motivação. “Eu queria perfurar essa mitologia da família e mostrar o que acontece quando somos movidos por imagens de sucesso. E eu estava disposto a usar minha família para provar esse ponto” relata o autor.

Foto: Larry Sultan

Publicado em 1992, Pictures From Home fez grande sucesso esgotou-se rapidamente, ficando disponível a partir de então apenas por preços muito elevados. Durante todo o processo, Sultan usou fotos de famílias retiradas de filmes caseiros que retratavam seus pais. Os retratos do autor, de amplas casas e jardins, são coreografados artisticamente como se nos lembrassem que estamos olhando uma narrativa construída.  A obra é uma fusão de imagens e textos cujas reflexões, durante muito tempo, foram dolorosas para Sultan, a exemplo de sua educação, da relação com seus pais e com a fotografia. O próprio desenvolvimento do projeto está minado pelos comentários machistas e práticos de seu pai. A tensão entre os dois é clássica: aquele que busca a afirmação do seu trabalho e o outro perplexo com ele.

Foto: Larry Sultan
Foto: Larry Sultan

É também um livro de evidências, embora de um tipo diferente, cujo subtexto aponta as tensões particulares da fotografia, como o complicado equilíbrio entre distância crítica e envolvimento emocional. Sultan descreve ter entrado diversas vezes no quarto de sua mãe enquanto ela dormia para fotografá-la. “Fiquei tão apreensivo em acordá-la que respirei em ritmo com ela” diz o autor. Entretanto, tem a percepção de que ela realmente não estava dormindo. “Nós éramos conspiradores. Assim como eu fotografava secretamente, ela estava secretamente acordada. Ela me sentiu olhando.” ressalta.

Foto: Larry Sultan
Foto: Larry Sultan

Por fim, Sultan reconheceu que Pictures From Home é um projeto impossível. “Percebo que, além dos rolos de filme e das poucas boas fotos”, ele escreve, “as demandas do meu projeto e a minha confusão sobre seu significado são o desejo de fotografar literalmente. Quero que meus pais vivam para sempre” acrescenta o autor.

Foto: Larry Sultan
Foto: Larry Sultan
Foto: Larry Sultan

31/03/2020

0 comentários em “Larry Sultan: Pictures from home”

Publique seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.