Heather Sten: Uma vida através das câmeras
A fotógrafa Heather Sten atualmente trabalha e vive em Nova Iorque. Crescida em River, na Califórnia, e criada por uma mãe imigrante, Sten passou a maior parte de sua vida sendo influenciada a ser médica. Contudo, começou a fotografar aos 14 anos, em 2003, e segue sua carreira até hoje.
Heather vive em meio ao tumulto e correria de uma das cidades mais frenéticas do mundo, e esse ritmo tem impacto direto em suas fotografias. Rodeada de muita agitação, a fotógrafa busca retratar em seu trabalho a personalidade das pessoas em momentos de calmaria no dia a dia.
“Minha casa precisa ser um lugar quieto e tranquilo, pois quando se é fotógrafo em Nova Iorque, você está correndo o tempo todo”, afirma Heather.
Con Chau
Inspirada por dois instrutores, por conta do medo de perder a matriarca da família, Heather criou um diário visual chamado Con Chau, que retratava a vida de sua avó com Alzheimer, aos dezessete anos.
Quando questionada pela revista Metal Magazine, Sten disse que o projeto era o mais emocional entre todos. Confira um trecho da entrevista (traduzida do inglês):
“Con Chau é o projeto mais emocional que eu já fiz e o mais próximo do meu coração, e quando estava editando o projeto, foi logo após a morte de minha avó. Então eu acho que um monte de imagens que escolhi acabou sendo um reflexo de meus sentimentos e de como eu queria mostrar isso”
Assim que se formou na Art Center College of Design, a jovem fotógrafa fez ensaios com inúmeras personalidades da música e do cinema, tais como Spike Lee, Lena Waithe, Tiffany Haddish, Stormy Daniels, Neko Case e Glenn Close para veículos como The New York Times, Time, Vice e Google. Sten afirma que ama conhecer pessoas novas e fotografá-las, o que considera muito interessante já que costumava ser tímida quando mais jovem.
Veja mais sobre o trabalho de Heather Sten no site: http://www.heathersten.com/
Texto por Augusto Braga
16/07/2019
0 comentários em “Heather Sten: Uma vida através das câmeras”