Menu

Alunos da Co.De Foto produzem ensaios sobre a quarentena

Apesar do isolamento social, os nossos alunos membros da Co.De Foto seguem produzindo à distância. Todo o mês eles recebem um novo tema para motivar no desenvolvimento de um novo ensaio. O desafio do mês de abril foi baseado, é claro, na Quarentena. Para tanto, os alunos tiveram que explorar como está sendo este momento para eles através da fotografia. Os resultados foram incríveis e demonstram a diversidade de sentimentos e interpretações sobre um mesmo tema.

Todo o processo foi acompanhado pela professora Manoela Trava Dutra e os funcionários do Centro de Fotografia Bianca Costa e Gustavo Jardim. A cada semana os alunos apresentavam a evolução de seus trabalhos, assim como as dificuldades durante as capturas. Desta forma, foi possível tornar a experiência em um grande aprendizado técnico, conceitual e estratégico, além de proporcionar uma aproximação do grupo durante este momento tão peculiar.

Confira a seguir os resultados.

Ausência

O primeiro ensaio é do aluno Lorenzo Schmidt, ele intitulou o trabalho de “Ausência”. No processo o aluno explorou a cidade antes do nascer do sol, evitando contato com as pessoas. Mas também para explorar os cenários da cidade vazia e a luz tímida do amanhecer.

Ausência, silêncio e ruas desertas retratam esse momento ímpar, tempos de isolamento social. A pausa no banco da praça e a pressa dos carros em movimento estão em falta. Nossas vidas seguem em outro ritmo. Mas, dia após dia, o sol nasce trazendo a certeza de que o mundo não para de girar e nesse tempo que parece passar tão devagar, é possível encontrar um tempo para admirar.

Lorenzo Schmidt

O que o sol faz com os frutos?

Para a aluna Zena Baja, o momento de isolamento social despertou o apreço pela cozinha, com isto ela optou por registrar algumas das receitas veganas que preparou no seu tempo livre. Baja intitulou seu trabalho de “O que o sol faz com os frutos?”

It’s not a dream

O trabalho intitulado “It’s not a dream”, do aluno Dante Matusiak, traz a sensação que todos nós tivemos no início desta pandemia, a incerteza e a desconfiança se estava acontecendo aquilo de fato ou era um sonho. Para transmitir essa sensação em suas fotografias, o aluno usou um colar em forma de prisma na frente das lentes, o que criou este efeito surreal nas imagens, despertando no espectador a dúvida entre o sonho e a realidade.

A singularidade por outros ângulos

No ensaio “A singularidade por outros ângulos” da aluna Fernanda Zorzo, o intuito foi registrar os detalhes simples dentro de casa, mas que passam despercebidos no dia a dia. Com ângulos bastante incomuns, Fernanda estabelece um vínculo com o seu cotidiano durante a quarentena.

Telhados, telhas e teto

A aluna Julia Chaise utilizou seu smartphone para produzir seu ensaio e apostou no jogo de luz e sombra sobre os telhados de sua casa. O trabalho dela foi intitulado “Telhados, telhas e tetos” e não deixa dúvidas de que é possível, sim, utilizar o smartphone com qualidade.

Deep down

Por fim, “Deep down” é o ensaio da aluna Larissa Fogaça. Para desenvolver este projeto ela adotou uma nova rotina para explorar e documentar as redondezas da sua casa.

Durante o tempo de isolamento social, a troca de energias e convivência com outras pessoas me fazem muita falta. Tentando sair do monótono e vazio, adotei uma rotina de ir até a “floresta” localizada aos fundos da minha rua, a fim de meditar e explorar o local. Encontrei nesse pequeno ato um momento de profunda conexão comigo mesma e minha mente. Encontrei diversos caminhos dentro de mim, assim como naquele local. Vários caminhos para serem profundamente explorados.

Larissa Fogaça

O mais interessante de ver os resultados fotográficos dos alunos inspirados em um mesmo tema, é perceber a pluralidade de sentimentos e interpretações que um tema carrega consigo. Também, nos faz ficar mais abertos à diferentes formas, linguagens, técnicas e dispositivos possíveis para transmitir esses sentimentos através da fotografia.

E pra você? Como está sendo essa quarentena?

07/08/2020

0 comentários em “Alunos da Co.De Foto produzem ensaios sobre a quarentena”

Publique seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *