Menu

Três dicas infalíveis para fotografar seu pet

Animais de estimação, quem tem sabe o quanto eles significam para a família. Não é de hoje que os pets tomaram essa posição de “filho” e passaram a fazer parte de toda a rotina da casa e viagens da família.

Até nas redes sociais os pets já estão alcançando mais seguidores do que muitas pessoas. Essa posição em destaque dentro da estrutura familiar tem tornado o mercado pet um dos mais resilientes em meio a crise. Neste cenário de caos econômico e político, o mercado pet é um dos únicos que segue crescendo.

Aqui na ESPM a relevância dos animais de estimação já vem sendo abordada há bastante tempo, desde 2013 temos em nossa grade de cursos de férias um curso voltado para a Fotografia de Animais de Estimação, ministrado pelas sócias e fotógrafas do Estúdio Cão em Quadrinhos, primeiro estúdio de fotografia pet da região sul.

Neste ano não seria diferente, em julho aconteceu uma nova edição do curso Fundamentos para a Fotografia de Animais de Estimação.

“O curso mudou bastante de 2013 para cá, nesta versão de 2019 o curso acompanha o mercado e tem como objetivo atender tutores apaixonados por seus mascotes, veterinários e empresários que trabalham no ramo pet e que entendem que a fotografia é ferramenta essencial para se destacar em um mundo no qual a rede social tem um grande poder de alcance”, explica professora Manoela Trava Dutra.

Fotografia feita com smartphone por Manoela Trava Dutra.
Fotografia feita com smartphone por Manoela Trava Dutra.

Neste curso os alunos aprenderam técnicas básicas de fotografia de animais, fundamentos de comportamento animal, composição e narrativa. Tais ferramentas são aplicáveis tanto em câmeras profissionais ou através de smartphone.

O curso foi ministrado pela fotógrafa e professora da casa, Manoela Trava Dutra, que trabalha há mais de 10 anos com fotografia de animais de estimação.

Bastidores do Curso Fundamentos para Fotografia de Animais de Estimação. Foto: Gusta Jardim
Bastidores do Curso Fundamentos para Fotografia de Animais de Estimação. Foto: Gusta Jardim
Bastidores do Curso Fundamentos para Fotografia de Animais de Estimação. Foto: Gusta Jardim

“A fotografia de animais vai além de compreender a técnica fotográfica, é preciso compreender os animais e respeitá-los. Para isto, é preciso estudar profundamente sobre comportamento animal, ter muita paciência e se preparar para se divertir muito”, conta Manoela.

Fotografia feita com smartphone por Manoela Trava Dutra.

A professora  deixou aqui no blog três dicas importantes para quem quer melhorar as fotografias dos seus pets:

Aproxime-se de Janelas

A luz é a matéria prima da fotografia, por isto é muito importante fotografar em ambientes com abundância de luz. Se você tem uma peça de sua casa com uma janela grande que permita entrada indireta de luz, utilize este espaço para fotografar seu pet. A luz de janela é uma das mais bonitas e mais utilizadas na fotografia em geral.

Esqueça o flash da câmera

Além de assustar alguns animais, a luz do flash é muito forte e emitida de um ângulo frontal, isto faz com que a luz não fique muito bonita, dando uma sensação de “flagrante”, iluminando de forma intensa o primeiro plano e deixando o fundo mais escuro. Além disto, os animais costumam sair com os olhos de “raio laser”, este fenômeno acontece porque eles tem uma membrana interna que age como um espelho refletindo essa luz de volta para o ambiente. Sendo assim a luz passa duas vezes pela retina, gerando este efeito nos olhos.

Abaixe-se e priorize o olhar

Evite fotografar de cima para baixo. É comum que fotógrafos amadores sejam mais “preguiçosos”, mas fotografar o animal na mesma altura e ângulo ajuda a priorizar o olhar fazendo com que a gente se conecte imediatamente com ele. Vale se agachar, ajoelhar-se e até mesmo deitar no chão.

Fotografia feita com smartphone por Manoela Trava Dutra.

Sua próxima oportunidade para saber mais sobre a fotografia de animais é em Janeiro, novamente em nossa grade de férias. Preparem-se.

27/06/2019

Publicado em

0 comentários em “Três dicas infalíveis para fotografar seu pet”

Publique seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.