Viktoria Sorochinski: Fantasia e realidade em “Anna e Eve”
Em uma narrativa documental apoiada na fantasia, a fotógrafa ucraniana Viktoria Sorochinski acompanhou, entre 2005 e 2012, a vida de Anna e Eve – mãe e filha, respectivamente –, imigrantes russas residindo em Montreal, Canadá. A indistinção entre as duas, aparentando, muitas vezes, serem irmãs, foi o que chamou a atenção da fotógrafa desde que as conheceu. A partir dessa particularidade, Viktoria concebeu uma série de retratos que explora essa relação, criando um universo de conto de fadas contemporâneo, ao mesmo tempo que revela um pouco da rotina de Anna e Eve.
“Muitas vezes era difícil dizer quem exercia poder e controle entre as duas e quem estava aprendendo a ser humano nesse mundo”, conta a fotógrafa. No livro que reúne as imagens da série, citações da pequena Eve mostram que, mais do que uma questão de aparências, a própria maturidade da menina chama atenção.
“É impossível descobrir quem você realmente é”, reflete Eve, aos 10 anos. “Espelhos estão sempre distorcidos ou danificados de alguma maneira. Mesmo se alguém tenta achar um espelho puro, seus olhos ainda assim lhe pregarão peças. E é impossível simplesmente dar uma olhada no lado de dentro de uma pessoa. Infelizmente, é esse o mistério de cada um”, conclui a menina.
O caráter fantasioso das imagens, explica a fotógrafa, não é uma mera representação de contos de fadas. “São novos mitos que representam, por meio de cenas fantasmagóricas, minha interpretação dessa relação entre mãe e filha”, observa Viktoria.
Nascida em 1979, na Ucrânia (então União Soviética), Viktoria Sorochinski migrou com seus pais para Israel nos anos 1990. Mais tarde, mudou-se novamente, dessa vez para a América do Norte – graduou-se em artes na Concordia University (Montreal) e fez mestrado, também em artes, na New York University. Dedica-se especialmente a trabalhos de longa duração, tendo já participado de exposições individuais e coletivas em diversos países.
Conheça mais sobre o trabalho da fotógrafa: http://www.viktoria-sorochinski.com/
01/10/2019
0 comentários em “Viktoria Sorochinski: Fantasia e realidade em “Anna e Eve””