Menu

Jo-Anne McArthur: A vida animal

Retrato de Jo-Anne McArthur
Foto: Josee Van Wissen

A fotógrafa e ativista canadense Jo-Anne McArthur reúne diversos prêmios pelo seu mais marcante projeto: We Animals. A partir de um desejo intrínseco de lutar pela causa animal, McArthur tomou a frente de uma iniciativa que retrata a condição animal em todos os cantos do mundo.

Foto: Jo-Anne McArthur

O projeto acabou sendo reconhecido internacionalmente e, com o passar dos anos, o destaque da fotógrafa acarretou diversas publicações em veículos renomados, como a revista National Geographic. A ideia do We Animals é documentar, através da fotografia, a relação próxima entre os humanos e os animais, sendo esses usados como alimentos, vestuários, pesquisas e escravidão, permitindo que o expectador comece a enxergá-los sem nenhuma objetificação.

Foto: Jo-Anne McArthur

Também Jo-Anne retrata a público a realidade do mundo animal, o qual é submetido a situações cruéis, muitas vezes, ignoradas pela grande mídia. Em uma entrevista cedida à T.O.F.U. Magazine, publicada em 2016, Jo explica em detalhes sua relação ao projeto. Confira:

Como você lida com a fotografia de animais em situações de risco?

“Eu ainda estou trabalhando nisso. Eu continuo querendo ler “The Lifelong Activist” de Rettig e outros livros que tenho certeza que vão me ajudar. Eu preciso alcançar algum equilíbrio. Esse ritmo eu estou indo, e a miséria que estou documentando está prejudicando minha saúde com certeza. Felizmente eu tenho uma comunidade maravilhosa de ativistas, amigos e familiares. Quanto a fotografar toda a miséria, isso tem que ser feito. Este é o meu “chamado”, se você quiser; expondo estes problemas e nossas relações com animais, através de fotos. Então, vou embora!”

Que conselho você tem para aqueles que querem assumir esse tipo de defesa de animais de linha de frente?

“Este trabalho precisa ser bem planejado e bem pensado. Conheça as consequências de suas ações, por si mesmo (pena de prisão? Um registro criminal? Acesso negado a um país?) E futuros ativistas que podem querer fazer uma investigação ou filmar no mesmo lugar. Se você errar, um local pode melhorar a segurança ou bloquear qualquer tipo de entrada pública, o que pode realmente prejudicar uma campanha ou torná-la perigosa para outras pessoas.”

Foto: Jo-Anne McArthur
Foto: Jo-Anne McArthur

Jo-Anne luta todos os dias através de seu projeto para mudar a perspectiva das relações humanas com animais. Cada fotografia se torna um grande passo para as mudanças que a fotógrafa acredita. A canadense tem planos para que o We Animals se amplie e atinja ainda mais pessoas

Foto: Jo-Anne McArthur
Foto: Jo-Anne McArthur
Foto: Jo-Anne McArthur

Conheça mais sobre o trabalho da fotógrafa através de seu site.

Texto por Augusto Braga.

09/07/2019

0 comentários em “Jo-Anne McArthur: A vida animal”

Publique seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *