Menu

Curso Avançado de Fotografia

Curso Avançado de Fotografia: técnica, prática e mercado promove o aprendizado das técnicas e das teorias mais abrangentes e essenciais, estruturando o conhecimento necessário para o exercício de qualquer atividade fotográfica. O curso também possibilita a diferenciação e o desenvolvimento do estilo pessoal do aluno.

Foto: Rodrigo Castilhos
Aprender como?

Pode-se fotografar muito bem com uma câmera pinhole, construída a partir de objetos tão triviais como uma lata de biscoitos ou uma caixa de sapatos. No entanto, para buscar o limite da qualidade técnica que a tecnologia oferece, sobretudo a digital, é necessário acesso a recursos de ponta.

Para atender essa demanda, a ESPM Porto Alegre dispõe de um estúdio com mais de 100 m2 de área útil e 7 metros de pé direito que, além de contar com os equipamentos fotográficos e de iluminação mais modernos e diversificados, possui um recurso especial: o teto retrátil, possibilitando e potencializando o aproveitamento da luz natural. E para as aulas de software e tratamento de imagem, o Centro de Fotografia é servido de um laboratório exclusivo, com computadores de alto desempenho e monitores especiais com telas calibradas para o gerenciamento da cor.

Esses espaços e equipamentos estão à disposição dos alunos não só durante as aulas como também em horários extras mediante agendamento.

Público Alvo

Esse curso é destinado àqueles que buscam proficiência em fotografia, tanto para fins profissionais quanto de expressão pessoal. É pré-requisito possuir câmera DSLR de qualquer marca ou modelo, e conhecimento básico de informática.

Este curso proporciona uma imersão no universo da fotografia e nas possibilidades da imagem digital.

Formato do Curso

Inicialmente, a técnica e a teoria serão responsáveis por construir uma base sólida. Em seguida, níveis mais complexos de iluminação, controle avançado de escala tonal, alto grau de exatidão na cor das imagens são abordados a fim de encaminhar o aluno para qualidade na sua prática profissional. Por fim, o aluno será capacitado para gerenciamento de impressão, veiculação online e offline, elaboração de contratos comerciais, orçamentos e marketing aplicado, preparando-o para a realidade do mercado.

Carga Horária do Curso

A carga horária é de 140 horas-aula, totalizando 20 encontros. São disponibilizadas 25 vagas por turma. O período letivo 2020 será divulgado em breve. Os encontros acontecerão aos sábados das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00.

Disciplinas

Fotografia e História : Uma breve história de fotografia, Do daguerreotipo ao processamento digital.

Dispositivo: Componentes, categorias, usos, acessórios, cuidados e manejo. Categorias de lentes, usos e efeitos.

Composição: O percurso do olhar nas trilhas da imagem. Aborda a posição do fotógrafo que espreita e recorta o mundo através do visor da câmera. Essa disciplina parte das possibilidades formais do enquadramento como condição inicial e evoluem para resultados elaborados.

Luz: Atributos da luz, iluminação de motivos opacos, translúcidos e reflexivos. Iluminação de retratos, equipamentos de estúdio, operação e características.

Lightroom: Reconhecimento do software, uso do módulo biblioteca, revelação, saída e fluxo de trabalho.

Estudo x Ensaio: Estudos de caso para início da elaboração do ensaio individual.

Fotometria: Visa capacitar o aluno para o domínio das técnicas de medição das luminâncias das zonas de luz e sombra em um enquadramento para, com isto, garantir a melhor acomodação possível das luzes da cena às tonalidades de uma foto.

Planejamento, produção e direção de fotografia: Aborda a importância do planejamento, produção e direção de fotografia, especialmente no contexto comercial, com objetivo de chegar ao resultado final almejado.

Estudo 1

Edição dos projetos individuais

Grande Formato: Apresenta extremos da técnica fotográfica, possibilidades de controle e alto grau de resolução.

Sensitometria: Enquanto a fotometria quantifica as diferenças entre zonas de luz e sombra de uma cena, a sensitometria quântica a resposta dos suportes fotosensíveis a essas luzes. Associada à fotometria, a sensitometria é o procedimento que possibilita o grau mais alto de controle da escala tonal de uma fotografia.

Ensaio: Apresentação dos resultados dos ensaios individuais.

Colorimetria: A colorimetria estabelece parâmetro de referência para a medição e criação de modelos tridimensionais de representação de cores, é através dela que o aluno aprende a produzir fotografias coloridas com o mais alto grau de exatidão e adequação às exigências do deu trabalho.

Veiculação: Cobre as opções e técnicas de montagem de portfolios físicos, ocupação de espaços expositivos, aproveitamento de mídias, incluindo a utilização de suportes como tablets e smartphones até os modos de veiculação através de livros e jornais.

Territórios da Foto: Essas aulas formam a espinha dorsal do módulo avançado. Nelas, os professores desenvolvem os referenciais teóricos, técnicos e estéticos que serão utilizados na elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) baseado no propósito de cada aluno, e nas conexões entre o produto das produções individuais e as obras de autores históricos e contemporâneos.

Mercado e Marketing Aplicado: Apresenta as ferramentas básicas do marketing e as principais e mais atuais ferramentas de divulgação do trabalho do fotógrafo, especialmente dentro da atmosfera online, incluindo plataformas e métricas.

Iluminação: Os alunos aprenderão sobre equipamentos, técnicas e procedimentos de iluminação para utilização das técnicas com profissionalismo e expressividade. O aprendizado das técnicas é feito através de estudos de caso, possibilitando o acesso que somente situações reais de trabalho propõe.

Fotografia Social: Essa disciplina apresenta as principais características da fotografia social (eventos e books) a partir de estudos de casos, promovendo conhecimento para a prática.

Projeto 1: Alunos apresentam os primeiros resultados de seus projetos finais.

Direito Autoral: Apresenta as diferenças e particularidades do direito de imagem e do dioreiro de autoria. Visa esclarecer aspectos mais preponderantes do exercício da profissão de fotógrafo pautadas pelo respeito aos direitos e deveres individuais e coletivos.

Gerenciamento de Cor: Após ter fotografado com devida precisão colorimétrica, o aluno precisa do gerenciamento de cor para que as características originais das fotografias não se alterem quando forem exibidas em diferentes monitores, e reproduzidas em mais de um tipo de impressora ou de papel.

Projeto e Leitura de Portfolio: Acompanhamento e exibição de portfolio, comentado e analisado por banca composta por pessoas de notório saber no campo da fotografia.

Se você tem interesse e quer cadastrar seu e-mail para receber as novidades em primeira mão escreva para nós: fotografia-rs@espm.br

17/02/2020

Publicado em

0 comentários em “Curso Avançado de Fotografia”