Skip to content

31 de março de 2015

Sobre uma fina camada de gelo, por Ciril Jazbec

 

 

“Cresci cercado pela natureza, por sua autenticidade e brutalidade. Incorporei seus aspectos visuais – contrastes fortes, linhas nítidas, multiplicidade de camadas. Me sinto sobrecarregado pela natureza, pelas mudanças climáticas que nos têm sido apresentadas.” Assim o fotógrafo esloveno Ciril Jazbec explica sua relação com a temática que lhe é mais cara.

 

 

 

Com imagens obtidas na Groenlândia, a série On Thin Ice [Sobre uma fina camada de gelo, em tradução livre] é parte de um projeto maior dedicado à forma como o ser humano se relaciona com as transformações do clima do planeta. As imagens mostram a vida de caçadores e pescadores que vivem no norte groenlandês.

 

 

 

A tribo dos Unnartoq protagoniza o ensaio. Trata-se de um dos últimos povos da região que ainda vivem com base na caça. Sem saber se expressar na língua local, Ciril encontrou outros caminhos para estabelecer o contato com os Unnartoq. “Os gestos e a honestidade acabaram se tornando um fator ainda mais importante da comunicação”, explica o fotógrafo.

 

 

 

“O mar costumava ficar congelado ao longo de oito meses por ano. Atualmente, isso dura apenas alguns meses, ameaçando métodos tradicionais da pesca de focas”, conta Ciril. Soma-se às mudanças do clima a emigração de jovens em direção às cidades, resultando no desaparecimento das tradições locais.

 

 

 

“Sempre pulei de um projeto para outro. Agora sinto que é chegada a hora de trabalhos de longa duração. Desafio-me a ser mais consistente e experimento ao longo do processo”, reflete o fotógrafo a respeito do conjunto dos seus ensaios.

 

 

 

Ciril Jazbec nasceu em 1987, na Eslovênia. Estudou Administração e mais tarde mudou-se para Londres, onde fez mestrado em Fotojornalismo e Fotografia Documental pela London College of Communicartion. Formou-se em 2011 e desde então coleciona prêmios de importantes instituições ligadas à fotografia. Além disso, tem trabalhos seus nas páginas de publicações como National Geographic e The New York Times.

 

 

 

Comments are closed.