Skip to content

29 de agosto de 2011

Projeto de Stephen Wilkes reúne o dia e a noite em fotos de Nova Iorque

Coney Island. Foto: Stephen Wilkes

O fotógrafo Stephen Wilkes encontrou um jeito inovador de retratar a cidade que nunca dorme. Seu projeto Day to Night mostra pontos turísticos de Nova Iorque de noite e de dia, mas em apenas uma foto.

Times Square, NYC. Foto: Stephen Wilkes

Por mais que diferentes imagens sejam unidas em uma só, a magia não acontece apenas por conta do uso de Photoshop. Wilkes passa pelo menos dez horas fotografando cenas da mesma perspectiva até capturar todo o processo de transformação da paisagem urbana do dia para a noite.

Central Park, NYC. Foto: Stephen Wilkes

Ele conta que para fotografar a Park Avenue precisou ficar 15 horas sem se mover preso a uma grua de 55 metros de altura. Ainda de acordo com ele, o processo de unir diferentes fotos até atingir um resultado satisfatório costuma durar mais de duas semanas.

Park Avenue. Foto: Stephen Wilkes

 

A ideia surgiu quando Wilkes fotografava para a revista LIFE os cenários do filme “Romeo e Julieta”, em 1996. Foi solicitado que ele fizesse fotografias panorâmicas, mas, ao ver que as formas ao seu redor eram completamente quadradas, o fotógrafo se rendeu a um novo formato: capturou mais de 250 imagens individuais que foram posteriormente combinadas em uma só.

The Highline, NYC. Foto: Stephen Wilkes

A explosão de cores e contraste estará exposta na Galeria Clamp Art, em Nova Iorque, do dia 8 de setembro até 29 de outubro. Aos brasileiros que aprovaram o trabalho, vale ressaltar que o fotógrafo cogita clicar o Rio de Janeiro durante o carnaval de 2012 em sua próxima série do mesmo projeto.

Gramercy Park, NYC. Foto: Stephen Wilkes

The Flariton and Washington Square Park, NYC. Foto: Stephen Wilkes

Read more from Sem categoria

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments