Skip to content

17 de novembro de 2011

Project Stratos-Sphere: fotografia na estratosfera

Stratos 4 - Foto: Edouard Janssens

Project Stratos-Sphere é um projeto fotográfico criado e lançado em 2011 pelo fotografo belga Edouard Janssens. Seu objetivo era tão ousado quanto difícil: fotografar a curva do nosso planeta e a fina atmosfera em que vivemos pelo melhor ponto de vista possível, a 33km de altura. Duas etapas da iniciativa já foram concluídas em outubro, mas não se deixe enganar pelo seu sucesso, aparentemente fácil: a tarefa é tão complexa que parece produto de um filme de ficção científica.

Stratos 7 - Foto: Edouard Janssens

Tudo começa com o lançamento de grandes balões cheios de gás hélio. Preso a eles está uma cápsula contendo câmeras de fotos e vídeos (sim, as máquinas ficam suspensas, amarradas no balão). A câmera fotográfica é programada para tirar fotos a cada sete segundos durante 2h e 30min. Como os balões só conseguem atingir 33km de profundidade na estratosfera, eles explodem depois de 1h e 30min. Sua descida, que dura cerca de 60 minutos, é amenizada por um para-quedas, programado para abrir quando a cápsula chega na atmosfera terrestre novamente.

The Stratos-Sphere Project : making-of from Edouard Janssens on Vimeo.

Stratos 2 - Foto: Edouard Janssens

Como ela cai entre 50 e 100km de distância do local onde foi lançada, um GPS e um satélite rastreador permitem que a cápsula seja recuperada com facilidade.

Janssens garante que sua principal motivação foi a vontade de ver a terra de fora — e encontrar uma alternativa barata às viagens espaciais.

O projeto é atualizado em tempo real no Twitter e no Facebook da empreitada.

Stratos 1 - Foto: Edouard Janssens.

 

Read more from Sem categoria

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments