Skip to content

28 de julho de 2017

O cotidiano inusitado da guerra, por Shamil Zhumatov

Correspondente da agência Reuters, nascido no Cazaquistão, Shamil Zhumatov realiza coberturas na Ásia Central e em países da antiga União Soviética. No Afeganistão, acompanhou missões do exército norte-americano. As imagens que apresentamos aqui fazem parte desse trabalho e mostram o olhar do fotógrafo para detalhes inusitados do front.

Shamil Zhumatov

Shamil Zhumatov

Situações de uma convivência curiosa entre soldados e a população local ganham espaço nas imagens. Com frequência, o que se vê são momentos de espera e expectativa, intervalos entre os conflitos armados.

Shamil Zhumatov

Shamil Zhumatov

Crianças são personagens desconcertantes de algumas das fotos. Agem imersas em seu cotidiano e contrastam com as posições adotadas pelos soldados. Assim, compõem enquadramentos formados por elementos tão díspares quanto um carrinho de mão coberto de capim, levado por um menino afegão, e rifles empunhados pelos militares.

Shamil Zhumatov

Shamil Zhumatov

Da curiosidade entre locais e soldados aos objetos carregados pelos militares, Shamil apresenta uma realidade em que a guerra já é uma presença constante. As fotos também mostram um cotidiano de tons um tanto surreais, que parece, no entanto, ser inevitável para quem vive no contexto do conflito.

Shamil Zhumatov

Shamil Zhumatov

Comments are closed.