Skip to content

26 de setembro de 2014

Lares egípcios, por Bieke Depoorter

Retrato de Bieke Depoorter

Depois de viajar pela Transiberiana para fotografar os interiores das casas de famílias russas, a fotógrafa belga Bieke Depoorter foi ao Cairo conhecer os lares dos egípcios, alguns meses após as manifestações na Praça Tahrir. A série In Between, conforme indica o título, retrata um período “entre” distintas eras da história do Egito.

Foto: Bieke Depoorter

Foto: Bieke Depoorter

“Não acho que eu seja totalmente invisível no meu trabalho. Claro, depende de cada fotografia e de cada projeto. Não se trata de fotografia objetiva, é uma história que conto e como eu vejo essas pessoas nas minhas fotos, geralmente após muita interação com eles”, conta a fotógrafa ao site FolioPort.

Foto: Bieke Depoorter

Foto: Bieke Depoorter

Na mesma entrevista, ela destaca a postura que busca manter quando fotografa. “É muito importante que eu não esteja com as pessoas somente como fotógrafa, estar lá só para fazer uma boa foto. É importante que eu esteja presente como pessoa, em primeiro lugar. E a fotografia então vem junto”, explica Bieke.

Foto: Bieke Depoorter

Foto: Bieke Depoorter

De fato, as imagens sugerem um contato muito próximo da fotógrafa com seus personagens, até mesmo devido à limitação de espaço das residências. Sem poses dos fotografados, o que se destaca é a relação deles com os cômodos e objetos. Tampouco vemos momentos dramáticos, mas sim instantes aparentemente desimportantes, o cotidiano em sua faceta mais prosaica.

Foto: Bieke Depoorter

Foto: Bieke Depoorter

Nascida em 1986, Bieke Depoorter cursou mestrado em fotografia na Royal Academy of Fine Arts de Ghent, em 2009. Trabalhando basicamente com projetos pessoais, em 2009 realizou a série Ou Menya, viajando pela Rússia e passando noites na casa de pessoas que encontrava ao longo do percurso. Fotógrafa da agência Magnum, ela segue desenvolvendo a série In Between enquanto produz outros trabalhos.

Foto: Bieke Depoorter

Foto: Bieke Depoorter

Comments are closed.