Skip to content

19 de fevereiro de 2014

Imagem de imigrantes buscando sinal de celular é a grande vencedora do World Press Photo

A imagem vencedora do World Press Photo 2014 (Foto: John Stanmeyer/VII for National Geographic/AP)

Fundado em 1955, em Amsterdã, o World Press Photo é o mais importante prêmio de fotojornalismo do mundo, e, não por acaso, as imagens que elege como as mais importantes do ano revelam bastante sobre o nosso tempo. Assinada por John Stanmeyer, vinculado à National Geographic e AP, a foto de imigrantes africanos com telefones celulares estendidos para o céu em uma praia de Dibuti ganhou o primeiro lugar na edição deste ano. Iluminado unicamente pela luz das telas e da lua, o registro foi feito em fevereiro de 2013, em um ponto considerado de trânsito para imigrantes vindos de lugares como Somália, Etiópia e Eritréia, que rumam à Europa e ao Oriente Médio.

Este ano, o júri elegeu 53 fotógrafos de 25 nacionalidades em 9 categorias. Confira mais algumas imagens premiadas.

Premiada na categoria 'Spot News Stories', a imagem é do sérvio Goran Tomasevic, da Reuters, e mostra rebeldes sírios se escondendo em meio a estilhaços de um ataque (Foto: Goran Tomasevic/Reuters/AP)

Em reportagem para a Getty Images, o fotógrafo Brent Stirton, da África do Sul, mostra um grupo de albinos fotografados em sala de aula em Bengala Ocidental, Índia (Foto: Brent Stirton/Getty Images/AP)

O 1 º prêmio na categoria 'General News Single' foi para Alessandro Penso da OnOff Imagem, feita em um centro de emergência de refugiados na Bulgária. (Foto: Alessandro Penso/OnOff Picture/AP)

O 1 º prêmio na categoria 'Nature Stories' foi para Steve Winter. Na foto uma puma caminha em uma trilha em parque de Los Angeles. (Foto: Steve Winter/National Geographic/AP)

Foto: Jeff Pachoud

Foto: Tyler Hicks

Foto: Emiliano Lasalvia

Foto: Christopher Vanegas

Foto: Sara Naomi Lewkowicz

Foto: William Daniels

Foto: Julius Schrank

Comments are closed.