Skip to content

31 de agosto de 2011

Estão abertas as inscrições para o curso Fotografia de Moda & Estilo + Photoshop

Fotografia: Raul Krebs | Manipulação: Diego Cunha | Cliente: Tramontina

A fotografia de moda e estilo é bem mais complexa do que pode se imaginar — e cada vez mais editoriais, ensaios e catálogos apresentam imagens que vão muito além de modelos e roupas. A área envolve pesquisa e produção apuradas e muito conhecimento, esmero e estudo. O que nem todos sabem, entretanto, é que além de fotógrafos, maquiadores, cabeleireiros e modelos, um profissional essencial na fotografia de moda e estilo é o manipulador de imagens. Pensando nisso, na importância da integração entre esses dois profissionais, o Centro de Fotografia da ESPM-Sul disponibiliza em setembro o curso Fotografia de Moda & Estilo + Photoshop, unindo o esforço dessas duas áreas para formar fotógrafos de moda plenamente capacitados às técnicas de captação e pós-produção que levam aos melhores resultados.

Fotografia: Raul Krebs | Manipulação: Diego Cunha | Cliente: Burn

Como público-alvo estão tanto fotógrafos interessados no ramo quanto tratadores de imagem que buscam otimizar seus conhecimentos acerca dos procedimentos de pós-produção — além de estudantes que buscam uma forma integrada de capacitação nessas duas áreas. Em 12 encontros, o curso contará com uma ampla abordagem teórica e com muita prática: modelos, maquiadores e um estilista estão envolvidos em uma produção fotográfica em estúdio e em outra externa. Questões de captação como técnicas de iluminação e a diferença de abordagem entre modelos femininos e masculinos fazem parte do programa. Quanto ao tratamento de imagens, estão no currículo ajustes de cor e nitidez, tipos de mídia em que as fotografias podem ser veiculadas, diferentes recursos e pesquisa para tratamento, construção de sombras e luzes na pós-produção digital e combinação de ações para a fusão de elementos na composição. Vale ressaltar que esses são apenas alguns dos tópicos que serão expostos e detalhadamente explicados em aula.

Fotografia: Raul Krebs | Manipulação: Diego Cunha | Cliente: Body One

No corpo docente estão dois professores já consagrados no Centro de Fotografia da ESPM-Sul e no mercado: Raul Krebs e Diego Cunha já assinaram inúmeros trabalhos juntos e têm um currículo de dar inveja. Há 14 anos na área publicitária, Raul dedica-se à fotografia comercial desde sua gradução, em 1992, e é o único fotógrafo gaúcho publicado no Anuário do Clube de Criação de São Paulo, em 2002, além de ser premiado no IX New York Festivals – International Advertising Awards e finalista do Prêmio Conrado Wessel de Fotografia Publicitária em 2005 e 2006. Estudou Retrato e Auto-retrato na Paris Photographic School, em 2001, e expôs em Porto Alegre, São Paulo e Canela a série de fotografias Foreplay (2002), sobre o tema fetiche. Paralelo ao mercado de fotografia publicitária, desenvolve trabalho autoral de retratos, autorretratos, fetiche e pinhole, faz direção de fotografia em filmes publicitários e leciona na PUC-RS e na ESPM-Sul.

Fotografia: Raul Krebs | Manipulação: Diego Cunha e estúdio Mutantes | Cliente: Grupo RBS

Diego Cunha já soma 17 anos de experiência profissional e tem passagem por importantes empresas da indústria gráfica, pré-impressão e agências de propaganda do sul do país e de São Paulo. Coordenou e estruturou nacionalmente a equipe de Engenharia de Imagens da Digital Networks, empresa sediada em Porto Alegre com filiais em São Paulo e Rio de Janeiro. Foi editor de imagens da Meca-Impresul e atualmente é Gerente de Operações da Unidade Porto Alegre da Leograf – Gráfica e Editora, onde coordena e atua na área de Tratamento de Imagens e Ilustração Digital. Diego também ministra aulas na Escola de Criação e no Curso de Fotografia da ESPM-Sul.

Fotografia: Raul Krebs | Manipulação: Diego Cunha | Cliente: Reebok

Como pré-requisitos, bastam conhecimentos de nível intermediário em fotografia digital, familiaridade com o ambiente do sistema operacional Windows e conhecimentos básicos de Photoshop: trabalho em layers, utilização das ferramentas clone stamp e healing brush e domínio das ferramentas de recorte (path tool).

As aulas iniciam no dia 27 de setembro e quem busca mais informações pode encontrá-las neste link.

 

Read more from Sem categoria

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments