Skip to content

28 de novembro de 2012

Dica de site: Le Journal de La Photographie

Foto: Stefan Bremer.

Aos amantes da fotografia que estão sempre buscando sites especializados com informações e imagens que podem servir de referência, nós temos uma ótima indicação feita pelo professor Sergio Sakakibara: O Le Journal de La Photographie é daquelas páginas que merecessem ser acessadas diariamente. De origem francesa, mas com representantes do mundo inteiro, o endereço eletrônico surgiu de um sonho um tanto audacioso. Seus criadores sentiam que nenhum meio de comunicação atual cobria a fotografia em toda a sua extensão, e não existia na web uma fonte completa o suficiente sobre os eventos da área no mundo. No site, existem tanto notícias sobre nomes clássicos e contemporâneos quanto uma agenda completa e atualizada de workshops, exposições e lançamentos de obras fotográficas em mais de 10 países.

Foto: Ansel Adams.

Foto: Aleksander Bochenek.

Se digitamos “fotografia” em um mecanismo de busca online, mais de 300 milhões de links aparecem como disponíveis – e os criadores do site sentiam falta de um espaço de alto nível sobre o tema, no qual as imagens e informações fossem filtradas e organizadas. De seu lançamento em 2010 para cá, a página viu crescer suas fontes: já identificou até o momento mais de 400 galerias dedicadas à fotografia e 50 festivais ao redor do mundo, além de 25 casas de leilão. Os criadores celebram o fato de que hoje quase todos os grandes museus possuem um departamento fotográfico, como Metropolitan, MoMA, Tate Modern.

Foto: David Gulden.

Foto: Guillaume Herbaut.

Os criadores ainda justificam que sua intenção é tentar capturar a mutação do mundo fotográfico em toda a sua riqueza e complexidade, o que não é feito, de acordo com os próprios, por nenhum veículo atualmente. Disponível nos idiomas inglês e francês, tem seu foco de abordagem livre, lúdico e autoral: aspectos técnicos costumam ser deixados de lado em textos e resenhas. Outro detalhe interessante é que eles disponibilizam links externos, devidamente traduzidos e aprovados. É possível assinar o site em forma de newsletter e sua visualização também está disponível para iPad.

Foto: Todd Hido

Foto: Kristina Sereikaite.

Aos interessados em colaborar com projetos editoriais, divulgar eventos ou disponibilizar seus porfólios, vale acessar o site e conferir mais informações.

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments