Skip to content

4 de abril de 2014

Conversas Mudas, de Eliane Heuser

Foto: Laura Aldana

A exposição Conversas Mudas, da fotógrafa Eliane Heuser, apresenta dípticos em que se constroem diálogos entre as imagens a partir de um jogo entre elementos, formas e cores. O desenvolvimento dos trabalhos exibidos na mostra – que segue até 25 de abril, no Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa –  teve início quando Eliane fez o Curso Anual de Fotografia da ESPM-Sul.

Foto: Eliane Heuser

Eliane tem um interesse particular por figuras humanas em objetos estáticos, tais como manequins e estátuas. São essas figuras que aparecem nos dípticos, acompanhadas de fotografias que retratam objetos variados – uma escala Pantone, copos, uma xícara e uma poltrona, para citar alguns deles.

Foto: Eliane Heuser

Os dípticos dão espaço a associações diversas. Distintas camadas de leitura emergem do trabalho de montagem realizado pela fotógrafa. A combinação das imagens em certa medida dá movimento às formas humanas, que passam a se relacionar com espaços e objetos situados em outros contextos.

Foto: Eliane Heuser

O professor do Centro de Fotografia da ESPM-Sul Clóvis Dariano destaca o crescimento de quem realiza o Curso Anual, no que se refere ao domínio e a experimentação da linguagem fotográfica. “É muito interessante acompanhar o desenvolvimento dos fotógrafos que fizeram o curso. Principalmente em relação à parte conceitual dos trabalhos”, observa.

Foto: Eliane Heuser

Bióloga, com mestrado e doutorado em Botânica pela UFRGS, e professora da PUCRS ao longo de 16 anos, Eliane Heuser possui experiência com fotografia desde a década de 1970. Ministra cursos relacionados à fotografia da natureza e recentemente participou da exposição coletiva Fotógrafas Gaúchas, no Canela Foto Workshops 2013.

Foto: Eliane Heuser

Exposição Conversas Mudas, de Eliane Heuser
Período: de 2 a 25 de abril de 2014
Local: Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa – Sala J.B. Scalco (acesso pela entrada principal do Palácio Farroupilha)
Endereço: Praça Marechal Deodoro (Praça da Matriz), 101 – Centro – Porto Alegre/RS
Visitação: de segunda a sexta-feira, 08h30-18h30 (exceto feriados)
Entrada franca

Comments are closed.