Skip to content

29 de setembro de 2017

As paisagens de Julian Calverley

Retrato de Julian Calverley

A fotografia de paisagens é a grande paixão do fotógrafo britânico Julian Calverley. Nos trabalhos da sua carreira na publicidade já se percebe o interesse por essa temática – em diversas peças com fotografias suas, as paisagens se tornam elementos fundamentais para a construção das cenas, muito mais do que meros fundos para apresentar um produto. Na produção pessoal de ensaios fotográficos, as particularidades do seu olhar ficam ainda mais evidentes.

Foto: Julian Calverley

Foto: Julian Calverley

As imagens que vemos neste post fazem parte da série #IPHONEONLY, que deu origem a um livro homônimo. Conforme indica o título, as fotografias foram feitas com um iPhone. “Nunca me havia ocorrido usar uma câmera de telefone. Sempre considerei o meu equipamento profissional como única opção”, conta Calverley em seu blog. No entanto, a praticidade do aparelho contribuiu para estimular um olhar a cenas mais corriqueiras. “Me vi fotografando cenas simples, coisas ordinárias que teriam passado despercebidas. Isso se tornou algo libertador”, explica.

Foto: Julian Calverley

Foto: Julian Calverley

Embora o título se refira a uma forma tão contemporânea de nos relacionarmos com as imagens, o caráter pictórico das fotos, por outro lado, nos remete à tradição da pintura do período romântico e seus expoentes, como o inglês William Turner. Em suas obras, Turner dedicava especial atenção à luminosidade presente nas paisagens e às tonalidades observadas na aparência do céu e da água. Em muitas das fotos de Calverley, é possível perceber um interesse semelhante.

Foto: Julian Calverley

Foto: Julian Calverley

Recorrentes nas imagens, os pontos de fuga são desenhados por trilhas, córregos e estradas. Mais um aspecto do trabalho do fotógrafo no qual se encontram convergências entre a fotografia e a pintura.

Foto: Julian Calverley

Foto: Julian Calverley

Nascido no condado de Hertfordshire, na Inglaterra, desde muito cedo Julian Calverley demonstrou talento para o desenho e a pintura. Depois de um breve período estudando artes, Julian percebeu que a fotografia e as habilidades no laboratório de revelação permitiriam que ele se expressasse de forma mais efetiva. Seu estilo cinematográfico acabou chamando atenção e lhe rendeu uma excelente reputação com clientes internacionais. Atualmente, Calverley vive na Inglaterra e divide seu tempo entre trabalhos pessoais e encomendados.

Comments are closed.