Skip to content

18 de junho de 2019

Ali Shehabi e a cultura árabe

Ali Al Shehabi nasceu em Bahrein e foi criado em Dubai. É um jovem fotógrafo e produtor musical que já registrou seu nome na parte da fotografia árabe, mesmo tendo somente 22 anos. Embora a idade ele já demonstrou um grande talento para a música e para as fotos.

Foi em 2016 que Ali Shehabi começou a se interessar pela fotografia, depois que sofreu um grave acidente que o deixou fortemente machucado por um longo período. Quando estava mexendo na internet descobriu o site médium, e foi por causa dessa descoberta que ele decidiu que viraria fotógrafo. Pegou algumas câmeras da sua mãe e começou a fotografar tudo que via pela frente. Como utilizava os equipamentos da mãe, tinha uma restrição de câmeras de filme 35mm, mas isso não foi prejudicial para o jovem, já que esse tipo de filme dava ao seu trabalho uma sensação de perenidade e ao mesmo tempo de nostalgia contemporânea.

Reprodução: Ali Al Shehabi

A nostalgia não é a principal fonte de suas fotos. Shehabi também pretende mostrar a cultura árabe de fato, já que segundo ele, o cinema não mostra a realidade do seu mundo. Grande parte do trabalho do fotógrafo gira em torno de fazer retratos, exibindo pessoas nos trajes tradicionais em ambientes fora de contexto e modernos, como supermercados, vitrines de lojas e até mesmo as casas dos seus modelos.

Reprodução: Ali Al Shehabi

Reprodução: Ali Al Shehabi

Além da cultura árabe, a cidade de Tóquio também está presente nos trabalhos de Shehabi, já que ele morou na capital japonesa durante uns anos. Ele comentou que morar em Tóquio foi o que fez ele perceber como as pessoas são cegas em relação a cultura árabe. Na cidade japonesa Shehabi tinha uma forma diferente de fotografar, uma maneira mais sincera e da rua. Segundo ele “É algo muito comum nas ruas, então as pessoas estão acostumadas com isso. Claro, é feito com um sorriso, contato visual, uma saudação e depois pedir permissão”.

Reprodução: Ali Al Shehabi

Ali Shehabi com certeza já deixou seu legado no mundo da fotografia, sendo completamente digno de seus seguidores. Suas fotos são sensíveis e honestas, mostrando seu povo de uma forma simples e real.

Reprodução: Ali Al Shehabi

Reprodução: Ali Al Shehabi

Texto por Eduarda Guerra

Read more from Sem categoria

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments