Skip to content

31 de outubro de 2011

1

Albinos, por Gustavo Lacerda: suavidade e expressão

Série Albinos. Fotografia: Gustavo Lacerda

Mineiro de Belo Horizonte, Gustavo Lacerda vive há dez anos em São Paulo, onde estabilizou-se como fotógrafo publicitário. Já com a reputação consolidada, entregou-se a um projeto autoral que lhe rendeu definitivo reconhecimento, além de inúmeros prêmios. O projeto em questão é “Albinos”, que, distante da fotografia documental, explora a beleza e a suavidade de pessoas de todas as idades que possuem esse distúrbio congênito, caracterizado pela ausência de pigmento na pele, nos cabelos e nos olhos. O resultado de seu trabalho mostra extrema delicadeza, ao mesmo tempo em que é forte e eAdicionar uma imagemxpressivo.

Fotografia: Gustavo Lacerda

Muitos dos fotografados tornaram-se próximos de Lacerda, que pesquisa e clica o assunto desde 2009. Para ele, parte da beleza sutil das imagens vem de características detectadas como pontos em comum entre os albinos: “Esse contato me fez perceber um mistério e certa delicadeza gestual e de movimentos que, desconfio, venha do próprio instinto de auto-proteção causado pelas dificuldades visuais e a excessiva sensibilidade a luminosidade e aos raios solares”, observou.

Fotografia: Gustavo Lacerda

Gustavo afirma que o foco do trabalho era retratar a beleza singular dos albinos, e reflexões sobre padrões de beleza, discriminação e preconceito vieram como consequência. “Quando experimentei o caminho dos tons pastéis, ‘lavados’ e sutis, comecei a vislumbrar a força que o trabalho poderia ter. E é interessante que acabei indo por um caminho que traz imagens impactantes”, contou, em entrevista à revista Veja.

Fotografia: Gustavo Lacerda

Ao evitar o viés de crítica social, mesmo apreciando a fotografia documental, Lacerda construiu um ensaio que já faz parte da história da fotografia brasileira. Venceu o Prêmio Porto Seguro de Fotografia e teve três de suas imagens incorporadas ao acervo permanente da Coleção Pirelli/MASP.

Fotografia: Gustavo Lacerda

Gustavo continua o trabalho em questão e divulgou recentemente algumas fotografias inéditas realizadas em 2011: “Adoraria, por exemplo, continuar registrando o crescimento dos irmãos pré-adolescentes Ítalo e Renan, além de vários outros albinos que se tornaram tão próximos nos últimos anos”.

Fotografia: Gustavo Lacerda

Fotografia: Gustavo Lacerda

Read more from Sem categoria
1 Comment Post a comment
  1. nov 25 2011

    Lindo! Fantástico! Que beleza! Magnífico!
    Parabéns Gustavo Lacerda!

    Responder

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments