Skip to content

27 de outubro de 2011

A graduação da turma A do Curso de Fotografia da ESPM-Sul

Formandos e professores comemoram data especial. Foto: Henrique Wallau

O dia 25 de outubro foi uma data especial para a turma A do Curso de Avançado de Fotografia da ESPM-Sul: depois de um ano de estudo, chegou o aguardado momento da formatura. Antes da celebração, os alunos tiveram seus trabalhos de conclusão avaliados por uma banca de alto nível, formada pelos fotógrafos e professores Clóvis Dariano, Gulherme Lund, Leopoldo Plentz, Luiz Barth e Manuel da Costa, coordenador do curso.

Banca avalia primeiramente portfólio impresso. Foto: Juliano Araujo

O grupo avaliou os trabalhos pela manhã e, durante à tarde, dividiu suas impressões com os alunos, que tiveram a chance de falar sobre as técnicas utilizadas e o conceito de seus trabalhos. Neste momento final, foi possível tanto fazer um balanço do aprendizado de cada estudante durante o curso quanto indicar os pontos que ainda necessitam de aperfeiçoamento.

Foto: Camilo Ilha

Pequenos detalhes como a identificação e a organização dos trabalhos foram levados em conta pelos professores, bem como a seleção das imagens, que ganhava pontos se tinha coesão, se era enxuta. Os ensaios possuíam um número limite de 20 fotos pré-estabelecido, mas a quantidade mínima era indefinida. Enquanto alguns alunos ficaram perto do máximo, a aluna Carolina Ferronato, por exemplo, fez apenas uma foto.

Como definiu o professor Clóvis Dariano, alguns trabalhos mostraram de forma quase explícita a evolução dos alunos ao longo do curso, o que, como completou Manuel da Costa, é a parte mais gratificante.

Read more from Sem categoria

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments