Skip to content

31 de maio de 2016

10 por 1, de Bogdan Gîrbovan

 

 

Apartamentos com plantas idênticas eram comuns nos anos de hegemonia comunista no leste europeu. O objetivo, nas palavras do fotógrafo romeno Bogdan Gîrbovan, era restringir “inclinações individualistas”, consideradas uma ameaça aos ideais vigentes no regime. Tendo esse contexto como pano de fundo, Gîrbovan concebeu a série 10/1.

 

 

 

As imagens mostram dez apartamentos de um mesmo edifício na zona leste de Bucareste, exatamente no mesmo local onde vive o fotógrafo. Idênticos na distribuição dos cômodos, revelam em seu interior um pouco da personalidade de cada morador.

 

 

 

“Fiz uma fotografia de cada apartamento a partir do mesmo ângulo, de modo a ilustrar melhor a mescla de classes sociais do bloco, apresentando diferenças apenas nos personagens e na decoração dos interiores.

 

 

 

As salas podem ser vistas como uma representação psicológica daqueles que vivem nelas, refletindo sua história e sua relação com os dias atuais”, conta o fotógrafo em entrevista.

 

 

 

Nascido em 1981, Bogdan Gîrbovan vive e trabalha em Bucareste. Atualmente, cursa mestrado em fotografia e vídeo na Academia de Belas Artes de Bucareste. Seu trabalho investiga principalmente as relações sociais na Romênia.

 

 

Comments are closed.