Skip to content

26 de julho de 2016

Sandro Miller: Malkovich, Malkovich, Malkovich

 


Numa época saturada de imagens, a série Malkovich, Malkovich, Malkovich: Homage to photographic masters [Homenagem a mestres da fotografia] aparenta ser, à primeira vista, uma brincadeira feita com manipulação digital. Basta, no entanto, um olhar mais atento para percebermos que se trata de um trabalho realizado com excelência não só pelo fotógrafo Sandro Miller, como também pelo ator John Malkovich.

 


 

 

Nada de “memes”, portanto, e sim de uma releitura de imagens icônicas, com personagens reinterpretados por um grande ator, que domina sua expressão como poucos. O resultado é também fruto de uma longa amizade e parceria profissional entre Miller e Malkovich, que se debruçaram sobre imagens de fotógrafos como Richard Avedon, Diane Arbus, Dorothea Lange e Andy Warhol.

 




Antes de fazer os retratos, Miller estudou por um ano a história por trás de cada uma das 41 imagens produzidas. Quando possível, entrevistou os autores das fotografias, para obter mais detalhes dos bastidores. A atenção de Miller dirigiu-se também às impressões originais, para que as releituras fossem ainda mais parecidas com as cópias físicas.

 

 


 

As fotografias foram todas realizadas em estúdio – foco total na captura das imagens, com mínimos retoques digitais. O projeto foi lançado em livro neste ano e está sendo exposto em diversos museus e galerias da Europa. Da parte de Malkovich, a série permitiu questionar uma afirmação que marcou sua infância. “Venho de uma família de jornalistas e sempre ouvi que a câmera não mente. Vi esse projeto como uma chance de explorar isso”, conta o ator.

 



 

Nascido em Elgin, Illinois (EUA), em 1958, Sandro Miller possui uma vasta trajetória como fotógrafo de publicidade, tendo atuado em campanhas de marcas como Coca-Cola, Nike e Microsoft. Em 2001, foi convidado pelo governo cubano para retratar os atletas do país – a primeira colaboração desse tipo realizada desde o embargo comercial imposto pelos EUA. Miller também atua em iniciativas de caridade.

Comments are closed.