Skip to content

27 de maio de 2016

É menino, de Tytia Habing

 

 

Um ensaio sobre o que é extremamente próximo e ainda assim repleto de surpresas e prenhe de descobertas. A fotógrafa Tytia Habing narra em imagens o novo universo a que teve acesso ao criar seu primeiro filho – após esperar que fosse dar à luz a uma menina. “Desde então, minha vida se encheu de sujeira, tênis cheios de areia, adesivos, joelhos ralados, carrinhos, caixas de papelão, armas de brinquedo e um senso de diversão interminável com essa pequena criatura estrangeira que eu trouxe ao mundo”, conta a fotógrafa.

 

 

 

 

 

Habing fotografa a série This is Boy (2011-2015) em preto e branco, o que contribui para transportar o espectador a um certo tempo particular da infância em que tudo parece ser eterno. Uma aura de mistério atravessa as imagens, e o olhar da fotógrafa parece cúmplice da magia infantil que vislumbra um mundo enorme a ser descoberto.

 

 

 

 

 

Excitação, medo, tédio, alegria, assombro. Uma série de sentimentos ganha forma de modo um tanto complexa nas fotografias. As imagens nos transportam a um cotidiano de brincadeiras e instantes repletos de sensações por vezes confusas, em outras, repletas de encantamento com o mais prosaico.

 

 

 

 

 

O contato com a natureza é uma das ênfases do dia a dia do personagem da série e de sua mãe, que relata ter optado por uma vida mais conectada com a terra. De certa forma, é essa conexão que Habing parece buscar retratar: momentos aparentemente insignificantes que, no entanto, revelam um modo de vida em que se valoriza tudo aquilo que é simples.

 

 

 

 

 

Tytia Habing vive e trabalha em Watson, Illinois (EUA), localidade próxima de onde cresceu em uma fazenda. Estudou horticultura e arquitetura, tornando-se fotógrafa autodidata. Desde que passou a desenvolver seu trabalho fotográfico, já publicou suas imagens em diversos periódicos especializados, participando também de exposições.

Read more from Preto e Branco, Retrato

Comments are closed.