Skip to content

3 de maio de 2016

As trocas de Stuart Pilkington

 

 

Interessado em conectar pessoas por meio da fotografia, o curador e fotógrafo inglês Stuart Pilkington desenvolveu um projeto que traz para frente das câmeras os próprios fotógrafos. Em The Swap [A troca], realizado desde 2013, Pilkington atua como um articulador de retratos, fazendo a mediação de encontros que resultam em imagens.

 

 

 

O processo funciona da seguinte forma: uma dupla de fotógrafos se encontra duas vezes, revezando-se entre as posições de quem fotografa e quem é retratado. Depois de obtidas as imagens, elas são enviadas por e-mail para o site do projeto, que publica as fotos.

 

 

 

“A ideia de estar diante da câmera aborrece muitos fotógrafos, mas para aqueles que desejam participar é uma oportunidade de criar algo de forma colaborativa com outro profissional”, conta Pilkington.

 

 

 

O fotógrafo ainda ressalta que dá total liberdade para que os participantes se fotografem da forma como bem entenderem, sem qualquer direcionamento da parte do curador.

 

 

 

Stuart Pilkington vive no noroeste da Inglaterra e integra o projeto Documenting Britain, formado por artistas de diversas áreas que desenvolvem trabalhos criativos que abordam o Reino Unido. O fotógrafo também colabora com o British Film Institute e a família Kubrick, além de realizar a curadoria de diversos projetos fotográficos.

 

 

 

Read more from Cor, Preto e Branco, Retrato

Comments are closed.