Skip to content

2 de agosto de 2013

Um ensaio de amor, por um fotógrafo amador

Retrato de Andy Prokh.

Já falamos em nosso post sobre a primeira aula de Ensaio, ainda no Módulo de Formação, a respeito do trabalho de Andy Prokh. Nascido em uma pequena cidade rural da Rússia, o economista tem na fotografia um passatempo, e tornou-se conhecido na internet justamente por ele. Um ensaio, em especial, é bastante famoso e foi trazido pelos professores Leopoldo Plentz e Guilherme Lund como referência. A girl and her cat (“Uma menina e seu gato”), cujas imagens estão presentes neste post, foi desenvolvido durante anos e tem como tema a singela amizade entre Catherine, filha de Prokh, e o sua gatinha, Lilu Blue Royal Lady, ou apenas Lilu.

Foto: Andy Prokh.

Foto: Andy Prokh.

Foto: Andy Prokh.

Nas imagens, feitas sempre na mesma sala, os dois aparecem brincando juntos: jogam xadrez, tocam instrumentos, pulam. À primeira vista, o ensaio parece ter sido feito em outros tempos, muito por conta da ausência de cores e da grande definição das imagens: as texturas do teto e do piso, sempre reveladas em detalhes, ajudam a criar uma unidade. Na aula em que o trabalho foi mostrado aos alunos, Leopoldo destacou a composição cuidadosa do fotógrafo. Em algumas fotos, o assoalho e o teto se mantém no mesmo nível, criando uma linha quando as imagens são colocadas lado a lado.

Foto: Andy Prokh.

Foto: Andy Prokh.

Foto: Andy Prokh.

Outro detalhe interessante é que o trabalho está em contante construção – e é possível conferir como a menina cresceu desde que as primeiras imagens foram feitas. No início, Lilu, sentada, era quase do mesmo tamanho de Catherine. Quando questionado sobre a motivação do ensaio, o fotógrafo amador não poderia ser mais óbvio nem mais sincero: “Eu gosto de fotografá-los porque os amo tanto”, responde, “eu sempre acreditei que um fotógrafo deve amar o que fotografa”.

Foto: Andy Prokh.

Foto: Andy Prokh.

Foto: Andy Prokh.

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments