Skip to content

13 de dezembro de 2013

Três décadas, centenas de personagens

Retrato de Frank W. Ockenfels

Frank W. Ockenfels é célebre por suas imagens de músicos, celebridades e estrelas de cinema, muitas delas capas de revistas como Rolling Stone, Esquire, GQ, People e Newsweek. Um de seus principais méritos, entretanto, é o fato de que sempre deu às pessoas comuns o mesmo cuidado aos detalhes que conferiu aos cliques de famosos. Das câmeras de grande formato aos instantâneos, do preto e branco à cor, Ockenfels é chegado aos desafios e transita entre diferentes formatos para traduzir a alma de seus retratados, seja no fotojornalismo, na televisão ou no cinema.

Foto: Frank W. Ockenfels

Foto: Frank W. Ockenfels

Foto: Frank W. Ockenfels

Graduado em fotografia na  Cleveland School of Arts, Frank cresceu em Lockport, em Nova Iorque, e dividia com os amigos o gosto por fazer fotos – possuía até um laboratório improvisado no porão de sua casa. Seus assuntos preferidos à época dão pistas sobre o nicho que futuramente o consagraria: “Como não éramos os garotos populares, fotografávamos as líderes de torcida, os atletas”, relembra. Talentoso, não mostrava as imagens para ninguém, mas acabou participando de um concurso na escola e ganhou todos os prêmios, tornando-se quase o fotógrafo oficial do Segundo Grau. Com o incentivo, pediu uma força ao seu pai, publicitário, que o deu acesso a uma série de contatos em Nova Iorque, onde sua carreira começou. Hoje, com três décadas de carreira, está baseado em Los Angeles.

Foto: Frank W. Ockenfels

Foto: Frank W. Ockenfels

Foto: Frank W. Ockenfels

Quando dissemos que Ockenfels retrata a alma dos personagens que clica, não falamos apenas de personagens reais. Na fotografia publicitária, é requisitado por conferir aspectos jornalísticos às cenas, que poderiam fazer parte de reportagens editoriais.  No cinema, fez a fotos oficiais de longas como Harry Potter, Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, Hellboy e Homens de Preto. Frank também já assinou mais de 200 capas de discos e trabalha bastante com selos independentes. Fotografou gente como David Bowie, Neil Diamond, Broken Bells, Willie Nelson, No Doubt, The Strokes, Wilco, Garbage.

Foto: Frank W. Ockenfels

Foto: Frank W. Ockenfels

Comments are closed.