Skip to content

23 de junho de 2015

Sophie Gamand e o melhor espelho do homem

 

 

Parte de um projeto maior que investiga as semelhanças entre humanos e outros animais, a série Wet Dog da fotógrafa nova-iorquina Sophie Gamand mostra retratos pouco usuais. Nem é preciso dizer que os cachorros fotografados foram flagrados em um momento um tanto incômodo para muitos deles.

 

 

 

 

A série foi vencedora da categoria de retratos do Sony World Photography de 2014. Nas fotografias, a expressão dos cachorros nos remete a feições humanas e se revela uma faceta do processo de domesticação dos animais.

 

 

 

 

No texto que acompanha a série, Sophie comenta que o “espelhamento” das expressões humanas nos cachorros diz muito sobre a relação que construímos com esses animais e, em sentido mais amplo, sobre nossa solidão e sobre os desafios da vida em sociedade.

 

 

 

 

As imagens foram obtidas com a ajuda de um adestrador profissional no bairro do Bronx, em Nova York, e já ganham o mundo sendo vendidas em reproduções individuais, antes da publicação de um livro que reunirá toda a série, previsto para ser lançado ainda em 2015.

 

 

 

Comments are closed.