Skip to content

9 de janeiro de 2015

Richard C. Miller e a jovem Marilyn Monroe

Retrato de Richard C. Miller

 

Você conhece a modelo Norma Jeane? Pois o fotógrafo Richard C. Miller teve a oportunidade de conhecê-la em 1946, antes de que a modelo passasse a atender por Marilyn Monroe. As fotos que apresentamos neste post mostram o resultado desse encontro, com a futura estrela aos 19 anos, dando a ver os traços do rosto que se tornaria um dos mais icônicos de Hollywood.

 

 

 

Nascido na Califórnia, Miller desde cedo se interessou pela fotografia. Na adolescência, já tinha em sua casa um quarto escuro para revelar seus filmes, e mais tarde foi estudar cinema na universidade. Chegou a trabalhar como ator, mas em 1939 passou para o lado de trás das câmeras – até começar a 2a Guerra Mundial, quando ingressou na força aérea norte-americana.

 

 

 

Ao final do conflito, Miller retomou as atividades fotográficas, e em 1946 foi acionado por uma empresa de modelos de Los Angeles que tinha a jovem Marilyn como uma de suas agenciadas. “Temos uma garota linda, você precisa vê-la”, teriam dito ao fotógrafo.

 

 

 

“Ela era muito querida quando se chamava Norma Jeane, muito doce”, recorda o fotógrafo, “posava muito bem e era muito criativa”. Pouco tempo depois, Norma assinaria um contrato com a Twentieth Century Fox e mudaria de nome. Já na fase Marilyn, Miller encontraria a atriz em outras duas ocasiões: em 1958, no set de Some Like it Hot [Quanto mais quente melhor] e em 1960, nas gravações de Let’s Make Love [Adorável pecadora].

 

 

 

Ao longo de sua carreira, Miller trabalhou em cerca de 70 filmes como fotógrafo de stills – dividindo os bastidores, entre outras estrelas, com James Dean, de quem também obteve retratos célebres. Falecido em 2010, aos 98 anos, Miller tem fotografias suas na coleção permanente do Getty Museum, de Los Angeles. Expôs também no Los Angeles County Museum of Art, no Brooklyn Museum e em galerias privadas, além de ter imagens publicadas em revistas como Life e Time.

 

 

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments