Skip to content

30 de janeiro de 2015

Pep Ventosa: o todo e seus fragmentos

 

 

A partir de dezenas de capturas, o fotógrafo catalão Pep Ventosa compõe imagens de paisagens urbanas, abrindo espaço para reflexões sobre a forma como enxergamos o mundo ao nosso redor. No post de hoje, apresentamos a série Reconstructed Works [Obras reconstruídas], na qual o fotógrafo explora a relação entre o todo de uma imagem e suas partes.

 

 

 

“Capturadas originalmente em fragmentos, as peças desse quebra-cabeça são então reconstruídas uma a uma, retrabalhadas para criar um único espaço narrativo que nunca existiu, no qual o todo viaja misteriosamente para além daquilo que a câmera documentou”, explica o fotógrafo.

 

 

 

Mais do que uma reflexão sobre a nossa visão, portanto, Ventosa aborda questões sobre como a fotografia, ou melhor, dezenas delas atuam na construção de um discurso: de quantas imagens precisamos para retratar um determinado espaço? De que forma cada camada atua na construção dessas cenas hiper-reais – e por isso mesmo, surreais?

 

 

 

Nascido em 1957, na localidade de Vilafranca del Penedès, próxima de Barcelona, Pep Ventosa vive atualmente em San Francisco, Califórnia. Participou de diversas exposições pelo mundo e tem sua obra na coleção permanente do Crocker Art Museum de Sacramento, Califórnia.

 

 

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments