Skip to content

3 de dezembro de 2014

Paisagens urbanas de Natan Dvir

Retrato: Natan Dvir.

No post de hoje apresentamos o ensaio Coming Soon [Em breve], um olhar do fotógrafo israelense Natan Dvir para a forma como as imagens da publicidade compõem as paisagens dos grandes centros urbanos – no caso específico da série, de Nova York.

Foto: Natan Dvir.

Foto: Natan Dvir.

“As pessoas que habitam esse espaço são empurradas, sem perceber, em direção a um cenário montado – a realidade das ruas mesclando-se com a fantasia da publicidade. Coming Soon é uma exploração da nossa relação visual com regiões centrais patrocinadas e com o ambiente comercial onde vivemos”, explica o fotógrafo.

Foto: Natan Dvir.

Foto: Natan Dvir.

Natan lembra de quando visitou Nova York pela primeira vez, em 1997. “A escala da cidade imediatamente me impressionou. O ‘Sonho Americano’ apresentou-se na grandeza da arquitetura, nos cruzamentos das ruas e avenidas e na vertigem dos arranha-céus. Mas o que me surpreendeu ainda mais foi a quantidade de anúncios que cobriam a cidade, uma rede comercial caleidoscópica”, descreve.

Foto: Natan Dvir.

Foto: Natan Dvir.

Ao observar a cidade, percebe-se, nas palavras de Natan, uma “experiência cinemática fluida”, por meio das cores saturadas e da enormidade das peças de mídia externa. O fotógrafo aponta ainda um aspecto fundamental desses elementos: a impermanência. Substituídos após algumas semanas, acabam por configurar paisagens em constante transformação.

Foto: Natan Dvir.

Foto: Natan Dvir.

Nascido em 1972 na cidade de Nahariya (Israel), Natan Dvir possui mestrado em fotografia pela School of Visual Arts de Nova York e integra o corpo docente do International Center for Photography. Teve exposições individuais e coletivas apresentadas em diversas instituições, tais como o Museum of Fine Arts de Houston, além de participações em eventos como o Festival de la Luz de Buenos Aires.

Comments are closed.