Skip to content

18 de fevereiro de 2015

O surfe e a força da natureza, por Ed Freeman

Retrato de Ed Freeman.

Quase por acidente, o fotógrafo Ed Freeman descobriu um fascínio pela relação do homem com a natureza proporcionada pelo surfe. Estava na ilha havaiana de Oahu quando teve o insight de se dedicar ao encontro dos surfistas com as ondas. No post de hoje apresentamos algumas dessas imagens.

Freeman faz questão de ressaltar que não se preocupa em realizar um trabalho documental. As fotografias são manipuladas digitalmente de modo a ressaltar a forma como o fotógrafo experimenta as manobras dos surfistas.

A liberdade criativa é defendida pelo fotógrafo de forma categórica. Quando criticado pela maneira como manipula as imagens, Freeman responde com uma comparação irônica: “É como pedir aos fabricantes de carros que parem de produzi-los, pois os automóveis estão acabando com nosso conceito de distância e velocidade e com a relação que temos com os cavalos”.

Nascido e criado em Boston, Ed Freeman estudou russo e francês na Oberlin College de Ohio. Atuou depois como músico, arranjador e produtor, trabalhando com artistas do pop e do jazz. A partir dos anos 1990, passou a se dedicar à fotografia. Nos últimos anos, vem trabalhando como professor de Photoshop na Santa Monica City College, na Califórnia, além de participar de exposições.

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments