Skip to content

12 de agosto de 2013

O século de Thurston Hopkins

Retrato de Thurston Hopkins.

Em 16 de abril deste ano, o fotógrafo britânico Thurston Hopkins completou 100 anos de vida. Nas retrospectivas desse aniversário, foram lembradas diversas de suas fotos que, mais do eternizarem costumes, parecem celebrar a vida, repletas de fragmentos de história cotidiana. Beijos roubados, crianças surpreendidas em meio a uma brincadeira, damas de honra em um momento de descanso, uma senhora retocando a maquiagem, amigas dançando, são alguns de seus flagras que documentam uma época (e estão presentes neste post).

Foto: Thurston Hopkins

Foto: Thurston Hopkins.

Nascido Godfrey Thurston Hopkins, o fotógrafo desde cedo adotou os dois sobrenomes, prática comum na Inglaterra dos anos 1920. Treinou para se tornar um ilustrador gráfico, formando-se na Brighton College of Art, mas ao descobrir que a câmera “pagava melhor que o pincel” começou a trabalhar como fotógrafo freelancer para a imprensa nos anos 1930. Mesmo que tenha começado como autônomo, sua história é intimamente ligada a uma das mais importantes publicações do fotojornalismo mundial: a Picture Post. Criada há 75 anos, a revista semanal tornou-se célebre por priorizar ensaios e reportagens mais densos, profundos.

Foto: Thurston Hopkins.

Foto: Thurston Hopkins.

Foto: Thurston Hopkins.

Mas antes de ser contratado pela revista, em 1949, Hopkins foi recrutado para trabalhar na Real Força Aérea Britânica quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial. Com o fim do conflito, viajou de carona por toda a Europa tirando fotos e, depois, foi contratado pela Camera Press, agência fundada em Londres por Tom Blau. Dois anos depois, passou a integrar a equipe do Picture Post, desempenhando um importante papel na criação de um sentimento de identidade nacional no período pós-guerra. Na década de 1950, entretanto, a tiragem começou a diminuir. Com o encerramento da revista, em 1957, Hopkins abriu seu próprio estúdio e embarcou em uma bem sucedida carreira publicitária.

Foto: Thurston Hopkins.

Foto: Thurston Hopkins.

Foto: Thurston Hopkins.

Após aposentar-se, no final dos anos 1960, Hopkins continuou lecionando e dando palestras em diversas universidades até retornar ao seu primeiro amor, a pintura. Atualmente vive na Costa Sul dos Estados Unidos com sua esposa.

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments