Skip to content

16 de março de 2018

1

O Caminho da Praia: uma jornada fotográfica pelo litoral gaúcho

Fotógrafos Marcelo Curia e Anderson Astor durante a jornada pelo litoral gaúcho. Foto: O Caminho da Praia

No inverno de 2011, dois fotógrafos iniciaram uma jornada a pé por uma parte muito especial do litoral brasileiro. Engana-se quem pensa que o espaço escolhido para ser documentado é um dos enaltecidos trechos de fauna, flora e demais belezas naturais exuberantes do Brasil: trata-se da faixa de areia entre o balneário de Torres e a foz do Arroio Chuí. Localizado no extremo sul do Estado, o espaço contrasta com o resto da costa. É conhecido pelas águas revoltas e geladas, o vento incessante e as dunas extensas e com pouca vegetação. Mas, agora, ele será registrado em um projeto multimídia que envolve fotografia, vídeo e texto em plataformas online e offline.

Urias. Foto: O Caminho da Praia

Nosso norte é o sul. Foto: O Caminho da Praia

Os responsáveis pelo projeto são Marcelo Curia e Anderson Astor. O primeiro é autor do livro História de Pescador (2001) e colabora regularmente para revistas como National Geographic Brasil, Viagem e Turismo, Globo Rural, entre outras. O segundo é ex-aluno do curso de Fotografia Digital Avançada na ESPM-Sul, no qual graduou-se em 2010. Também freelancer, cursou Artes Plásticas na UFRGS e já publicou nos jornais Zero Hora e Correio do Povo e em veículos institucionais e de livre circulação.

Entardecer. Foto: O Caminho da Praia

Durante aproximadamente 30 dias, os dois percorrem os 622 quilômetros da costa. Fotografam, filmam e registram em textos suas impressões sobre o litoral gaúcho, publicadas primeiramente em um blog. O resultado total e final tomará forma na elaboração de um documentário, um livro e uma exposição. A caminhada deve cruzar os municípios de Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangri-lá, Osório, Imbé, Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande , Santa Vitória do Palmar e Chuí.

Acampamento. Foto: O Caminho da Praia

O objetivo da dupla é gerar documentação, além de promover um registro que sirva para ampliar a consciência local sobre o litoral gaúcho — o que pensamos, conhecemos e falamos sobre ele. Para acompanhar essa aventura, basta conferir as atualizações do blog.

Plataforma de pesca. Praia de Cidreira. Rio Grande do Sul. Junho.2010. Foto: O Caminho da Praia

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments