Skip to content

25 de julho de 2014

O caminho da praia: sempre diferente, sempre o mesmo

Retrato de Anderson Astor e Marcelo Curia

“Depender do próprio corpo para o deslocamento em um longo trajeto. Olhar incansavelmente até cansar. Deixar o sol imprimir em superfícies sensíveis. Inventariar pequenezas e insignificâncias. Recolher as singularidades e as constâncias.” E ainda: “Colecionar o tempo e a distância. Observar o vento fustigar e esculpir. Catalogar os vestígios que afloram na areia.” Assim, o curador e professor do Centro de Fotografia da ESPM-Sul Fernando Schmitt descreve o processo de trabalho dos fotógrafos Anderson Astor e Marcelo Curia em O caminho da praia. A exposição que integra o projeto pode ser visitada em Porto Alegre a partir de hoje, às 19h, na Galeria Mascate (Rua Laurindo, 332).

Foto: Anderson Astor e Marcelo Curia

Foto: Anderson Astor e Marcelo Curia

Tudo começou em 2011 (como já contamos aqui), quando Astor e Curia decidiram percorrer toda a extensão do litoral gaúcho, a pé, ao longo de 35 dias, fotografando paisagens dos 622 quilômetros que se distribuem entre a foz do rio Mampituba, na divisa com Santa Catarina, e a foz do Arroio Chuí, na fronteira com o Uruguai. Financiada por recursos próprios e por contribuições via crowdfunding, a caminhada viria a ter, em 2014, um desdobramento em outra extremidade geográfica do país.

Foto: Anderson Astor e Marcelo Curia

Foto: Anderson Astor e Marcelo Curia

Em maio deste ano, os fotógrafos foram ao Rio Grande do Norte, contemplados pela XIII edição do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. Dessa vez, mais 487 quilômetros de percurso, durante 23 dias, entre a praia de Tibau, na divisa com o Ceará, e a barra do Rio Guaju, no limite com a Paraíba. “Acabamos encontrando contrastes óbvios, mas também semelhanças”, conta Astor, traçando uma comparação entre os litorais gaúcho e potiguar.

Foto: Anderson Astor e Marcelo Curia

Foto: Anderson Astor e Marcelo Curia

Schmitt, que participou dos dois últimos dias de caminhada de Astor e Curia no Rio Grande do Norte, destaca que, além de mesclar aproximações e contrastes das paisagens, a mostra pretende dar conta do processo de trabalho dos fotógrafos – “um caminho sempre diferente, sempre o mesmo”, nas palavras do curador. Depois de visitar Porto Alegre, a exposição, que já passou por Natal em junho, segue para Pelotas e Rio Grande. Hoje à noite, na Galeria Mascate, será lançado também o catálogo do projeto.

 

O caminho da praia, de Anderson Astor e Marcelo Curia
Curadoria de Fernando Schmitt
Inauguração: 25 de julho de 2014, 19h
Local: Galeria Mascate (Rua Laurindo, 332 – Bairro Santana – Porto Alegre)
Visitação até 30 de agosto, de terça-feira a sábado, das 14h às 18h.

Read more from Sem categoria

Comments are closed.